Acrísio Sena ressalta importância do Setembro Amarelo na prevenção ao suicídio

Vereador de Fortaleza e deputado estadual eleito Acrísio Sena

12/09/17 12:50

O vereador Acrísio Sena (PT) usou a tribuna, nesta terça (12), para destacar a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Ele utilizou dados de publicação da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). “A cartilha é dirigida aos amigos da imprensa, que tem papel fundamental no trato com esta questão, já que os dados são alarmantes: em 2012, 11.821 suicídios foram oficialmente registrados no Brasil, uma média de 32 mortes por dia”, alertou.

Segundo Acrísio, 96,8% dos casos têm relação com histórico de doença mental, sendo que, em 2012, o suicídio foi a segunda maior causa de morte entre os 15 e 29 anos de idade.

Há alguns fatores de risco que precisam ser considerados, tais como uso de álcool e outras drogas, depressão, isolamento social, impulsividade e acesso a meios letais.

Entenda

Em 2006, o Ministério da Saúde publicou uma Portaria que orientou o Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, elaborado pelo governo e pela sociedade civil. Dentre as estratégias, a promoção da qualidade de vida; informação e sensibilização da sociedade para o problema; organização de uma rede de atenção e intervenção; educação permanente dos profissionais de saúde da atenção básica.

LINKS PATROCINADOS