Academia Cearense de Letras faz homenagem aos 130 anos da Padaria Espiritual com lançamento de livro
A Academia Cearense de Letras é presidida pelo ex-governador Lúcio Alcântara
Lúcio Alcântara é o atual presidente da Academia Cearense de Letras. (Foto: reprodução/internet)
27/05/2022 16:20
A Academia Cearense de Letras vai realizar, na próxima segunda-feira (30), às 9h30, no Cemitério São João Batista, um evento em homenagem aos 130 anos da fundação da Padaria Espiritual. Na oportunidade, será lançado o livro "Padaria Espiritual - 130 anos".
O evento ocorrerá no Cemitério São João Batista, local onde estão sepultados os 14 integrantes da Padaria Espiritual. A solenidade contará, também, com um concerto sob a regência do Maestro Poty e os livros serão distribuídos para os presentes no evento.
Sobre a Padaria Espiritual
A Padaria Espiritual foi uma agremiação literária que surgiu no Centro de Fortaleza em 30 de maio de 1892, e reuniu escritores, pintores e músicos. A Padaria Espiritual tinha como objetivo despertar nos moradores próximos o gosto pela literatura.
O grupo era composto, inicialmente, por Antônio Sales, Lopes Filho, Lívio Barreto, Ulisses Bezerra, Temístocles Machado e Tibúrcio de Freitas. Nos encontros, os integrantes do movimento conversavam sobre literatura e, através das letras, protestavam contra a burguesia, o clero e tudo que fosse tradicional.