A pesquisa do IPDC revela o índice de endividamento dos consumidores em janeiro de 2025
O índice é medido por dois parâmetros
23/01/2025 19:54
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPCD) da Fecomércio, revelou nesta quinta-feira (23), os dados da primeira pesquisa sobre o endividamento do consumidor e sobre o índice de confiança do consumidor. Segundo a Diretora Institucional da Fecomércio Ceará, Claudia Brilhante, “o consumidor continua acreditando na economia do nosso país, do nosso Estado, e acha que as coisas vão melhorar daqui para frente e ele está economicamente mais estabilizado”.
O índice de confiança do consumidor é medido por dois parâmetros: o índice da situação presente, ou seja, como ele está no dia que ele foi entrevistado; e o índice de expectativa futura, o que ele aguarda, o que ele espera para o futuro dele.
Já sobre o índice de endividamento do consumidor, o número registrado pela pesquisa mostra um acréscimo. Em vídeo divulgado pelo Fecomércio, a diretora explica: “O consumidor está bem mais consciente, mais equilibrado na hora de fazer os seus gastos. Então, o aumento do endividamento extremamente superficial não vai causar nenhum problema”.
Assista o vídeo: