Ceará teve 550 casos de HIV nos seis primeiros meses do ano passado

Aids atingiu mais de 20 mil cearenses nos últimos 20 anos, aponta Ministério da Saúde

09/03/20 9:40

Apenas nos seis primeiros meses do ano passado foram notificados 550 casos de HIV no Ceará. Os dados são do último Boletim Epidemiológico HIV/AIDS, divulgado pelo Ministério da Saúde. Já a Aids, doença causada pelo HIV, atingiu mais de 20 mil cearenses, nos últimos 20 anos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a OMS, todos os dias, ocorrem 1 milhão de novas Infecções Sexualmente Transmissíveis no mundo e a maior preocupação das autoridades em Saúde brasileiras é com os jovens.

As ISTs podem ser prevenidas com uso da camisinha. No entanto, esse cuidado está diminuindo entre as pessoas de 15 a 29 anos e a tendência é de aumento dos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis nos estados, como alerta o Ministério da Saúde.

A negligência no uso da camisinha é um dos fatores que pode contribuir para o aumento das Infecções Sexualmente Transmissíveis entre os jovens, como explica a assessora técnica do núcleo de prevenção às ISTs da Secretaria de Saúde do Ceará, Lea Barroso.

“O principal método que a gente tem é o uso da camisinha, a gente não pode deixar de falar sobre a importância do uso da camisinha, tanto masculino quando feminino. E, paralelo, a isso a gente trabalha em cima das questões de redução dos riscos que existem na vida sexual”

*Com Agência Rádio Mais.

LINKS PATROCINADOS