Tasso cede pressão de funcionários públicos e garante gratificações na aposentadoria

Ultima versão da Reforma da Previdência foi apresentada nesta quinta na CCJ

Tasso Jereissati

20/09/19 9:36

O relator da Reforma da Previdência no Senado Federal, Tasso Jereissati (PSDB-CE), cedeu a pressão da categoria dos funcionários públicos e retirou do texto dispositivo que trata da incorporação de gratificações (desempenho, produtividade e especialização por cursos realizados) na aposentadoria.

De acordo com a proposta enviada pelo governo e aprovada na Câmara dos Deputados, seria modificada a regra de cálculo dessas vantagens, que passariam a ser computadas com base na média dos anos em que elas foram recebidas pelo servidor, e não na sua integralidade, como é atualmente.

Atualmente, há casos de servidores que são promovidos ou fazem especializaões no fim da carreira para incorporar os adicioais e aumentar o valor da aposentadoria. Era isso que o governo buscava evitar com a mudanaç de regra que foi retirada por Tasso.

Nesta quinta-feira (19) Tasso apresentou a última versão do relatório na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e disse que pretende incluir o benefício das gratificações na chamada PEC paralela (Proposta de Emenda à Constituição), que inclui Estados e municípios na reforma e ainda vai tramitar no Congresso.

(Com O Globo)

LINKS PATROCINADOS