Reitor da UFC considera ‘Future-se’ ameaça de privatização das universidades
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Reitor da UFC considera ‘Future-se’ ameaça de privatização das universidades

20/07/2019 7:27

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, declarou nesta sexta-feira (19) sobre o risco de diminuição da responsabilidade do Estado com o ensino superior e a ameaça de privatização das instituições, com o programa Future-se, apresentado nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC).

"O plano não acena, em momento algum, para o descontingenciamento de recursos ou para a suspensão do corte de verbas do orçamento da Educação, nem para o cumprimento da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e nem para o Plano Nacional de Educação (PNE). Não há nada no texto, por exemplo, que aponte para a expansão do ensino superior, que é uma das metas do PNE", criticou o reitor.

Durante entrevista coletiva ao lado do pró-reitor de Planejamento e Administração da UFC, Almir Bittencourt, o reitor alertou para o incentivo à captação de recursos privados na área de pesquisa e inovação.

Ainda segundo Henry Campos, a Universidade não é contra as parcerias público-privadas, e encara como positiva a interlocução entre as instituições e empresas de diversos segmentos. Entretanto, ponderou que essa não pode ser a principal via de financiamento da ciência e que não se deve submeter as universidades a interesses e oscilações do mercado.

LINKS PATROCINADOS