Capitão Wagner destaca que a situação do Sine-IDT ainda não está resolvida

Deputado Capitão Wagner em pronunciamento na Assembleia/ Imagem: assessoria.

09/03/17 20:57

Em pronunciamento, nesta quarta-feira, 8 de março, na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Capitão Wagner (PR), voltou a destacar a importância do Sine-IDT. “Na campanha de 2014, o então candidato ao Governo do Estado, Camilo Santana apresentou proposições em relação à geração de emprego e renda. O que nos assusta é que esse mesmo governo, que tem essa ambição de aumentar o número de empregados aqui no Estado é o governo que corta recursos do IDT. Esse mesmo IDT conseguiu, mesmo com cortes dos recursos, recolocar no mercado de trabalho, 1.300 pessoas”, explicou.

Capitão Wagner destaca que IDT é o órgão responsável por nortear as ações e políticas públicas de reinserção no mercado de trabalho. O parlamentar disse ainda que o governo faliu que o problema com o órgão estava sanado, estava resolvido, e que a culpa agora é do governo federal. “Não se pode falar que a questão está resolvida quando o governo estadual acumula um passivo com órgão, com extratos aprovados no Diário Oficial do Estado e sem aditivos de redução, tal como ocorrera no ano de 2015. Esta é uma situação passiva de atuação do Tribunal de Contas”, ressaltou.

O governo estadual tem para com o SINE/IDT, com base nas informações do próprio órgão, uma inadimplência de duas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT): 2015/2016 e 2016/2017.

O argumento de suspensão da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) é bastante frágil quando se analisa que este levantamento estatístico segue normalmente em outras regiões metropolitanas como o caso do Rio Grande do Sul citado pelo deputado líder do governo, Evandro Leitão, para justificar a grave financeira dos estados. “Por que a pesquisa é mantida pelo governo gaúcho e descontinuada pelo governador Camilo Santana?”, questiona Capitão Wagner.

O republicano finaliza reafirmando que o Governo do Estado contribui direta e indiretamente pra questão do desemprego. “Diretamente quando corta recursos que vai afetar dezenas de pessoas com falta de emprego, e indiretamente porque esse instituto que é capaz de fazer a interligação entre a vaga de emprego e o trabalhador e ficando com seus serviços deficitários”.

IDT em números

A rede de atendimento está fisicamente presente em 30 municípios e atende 77% de todas as habilitações do seguro desemprego, no Ceará. Em 2016, este benefício injetou R$ 1,05 bilhão de reais na economia cearense.

Em 2016, o SINE/IDT colocou 67,3 mil trabalhadores no mercado de trabalho, o terceiro resultado do país, atrás apenas do Paraná (87,8 mil) e São Paulo (82 mil).

LINKS PATROCINADOS