General Theophilo é contra loteamento de presídios para facções criminosas
Durante campanha a governador, o militar falou sobre segurança pública no Ceará
Já confirmado para exercer o cargo de chefe da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a partir de 2019, General Guilherme Theophilo, em setembro, durante o período eleitoral, concedeu entrevista ao programa Ceará News, da Rede Plus FM. Na ocasião ele era candidato a governador do Ceará pelo PSDB. Relembre, portanto, o que o agora futuro comandante da Secretaria Nacional de Segurança Pública comentou sobre a criminalidade no estado do Ceará.
Na ocasião General Theophilo disse, por exemplo, que é um grande erro a divisão de presos participantes de facções nas cadeias. Dessa forma o crime organizado é distribuído em locais distintos favorecendo a manutenção do crime organizado. Segundo o General, das Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPL) saem as ordens para assassinatos de policiais e depredação do patrimônio público, como no caso dos ataques a ônibus.
Além de falar sobre a conivência do governo estadual com relação a isso, disse que - se possível - colocaria um presídio de segurança máxima com visitas íntimas reguladas, já que elas são "uma concessão e não uma obrigação". - "Para ter disciplina tem que acabar com isso", disse o futuro comandante da SENASP referindo-se a presos que não possuem bom comportamento, mas que exigem visitas íntimas e de familiares.
Confira, na íntegra, a entrevista do General Guilherme Theophilo ao Ceará News: