Danilo Forte trabalha para que Lula libere pagamento de emendas

Previsão é que o dinheiro seja liberado ainda no primeiro semestre de 2026

Danilo Forte

Danilo Forte

15/10/2025 9:15

O presidente Lula mandou avisar que vai vetar o calendário de pagamento de emendas parlamentares, previsto para o primeiro semestre de 2026, "caso esse dispositivo seja aprovado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)". Motivo: "derrota governista em uma medida provisória que garantiria mais recursos ao governo em ano eleitoral". O embate entre Governo Federal e Congresso promete ser intenso. O informação é do Jornal Estado de São Paulo desta quarta-feira (15).

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Segundo a publicação, "o calendário garantiria a liberação das emendas no primeiro semestre do ano que vem, para deputados e senadores distribuírem os recursos em suas bases antes das eleições de 2026. Muitos desses parlamentares, contudo, devem fazer campanha contra a reeleição de Lula".

Siga o canal do CN7 no Telegram

O jornal ainda traz que "caso o calendário seja aprovado, o Congresso considera uma repetição do cenário que ocorreu na LDO de 2024, relatada pelo deputado Danilo Forte (União-CE). Na ocasião, Lula também vetou o calendário, mas depois negociou com os parlamentares um calendário, um pouco mais flexível, para liberar as verbas".

Mesmo sem ser o relator neste ano, o Estadão garante que "Forte tem atuado para manter o cronograma e até para apertar ainda mais o prazo para os pagamentos".

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS