Municípios do Ceará sofrem com apagão nacional causado por incêndio

Incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, gerou o problema

Municípios do Ceará sofrem com apagão nacional causado por incêndio

Foto: Banco de imagens

14/10/2025 9:11

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que às 0h32 desta terça-feira (14) uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção de cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Segundo levantamento feito pelo programa de rádio Ceará News hoje, ouvintes reportaram terem sofrido com o apagão em Pacatuba, Ipueiras, Cariús, Santa Quitéria, Crateús, Brejo Santo, Icaraizinho de Amontada, Maranguape e Quixadá.

Siga o canal do CN7 no Telegram

O ONS detalhou, em nota, que a ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kilovolts (kV) e ocasionando a abertura da interligação entre as duas regiões. “No momento, a Região Sul exportava cerca de 5 mil MW para o Sudeste/Centro-Oeste”.

Entenda

Ainda de acordo com o comunicado, na Região Sul, houve perda de aproximadamente 1,6 mil MW de carga. No Nordeste, a interrupção foi da ordem de 1,9 mil MW; no Norte, de 1,6 mil MW; e no Sudeste, de 4,8 mil MW. “Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões.”

Ainda segundo o texto, “o retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que, em até uma hora e meia, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de duas horas e meia após a ocorrência.”

Confira nota da Enel Ceará

A Enel Ceará esclarece que a interrupção de energia que afetou clientes da distribuidora nessa madrugada, às 0h32, foi causada pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS).

O procedimento de corte de carga – conhecido como ERAC - acontece de forma automática, quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN), para proteger o sistema elétrico de impactos maiores.

A companhia informa também que cerca de 971 mil clientes foram afetados, de 38 subestações do interior do estado, e o serviço foi totalmente normalizado em 33 minutos.

Publicidade
Publicidade

LINKS PATROCINADOS