Roberto Smith e Leonardo Dantas cotados para suceder Paulo Câmara na presidência do BNB - CN7

Roberto Smith e Leonardo Dantas cotados para suceder Paulo Câmara na presidência do BNB

Ambos defendem a manutenção do INEC na condução do programa Agroamigo

Roberto Smith e Leonardo Dantas cotados para suceder Paulo Câmara na presidência do BNB

(Fotos: Ribamar Neto, UFC; e Fernando Cavalcante, BNB)

01/10/2025 17:23

Após a saída de Paulo Câmara, dois nomes surgem como candidatos à presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB): Roberto Smith, de 83 anos, ex-presidente da instituição, e Leonardo Dantas, de 39 anos, atual diretor de Controle e Risco. Ambos defendem a manutenção do Instituto Nordeste Cidadania (INEC) na condução do programa Agroamigo.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Smith conta com o apoio do líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), atualmente afastado por questões de saúde. Ele é lembrado por ter idealizado o modelo que transferiu ao INEC a operação do microcrédito, mas sua gestão ficou marcada pelo episódio conhecido como "dólares na cueca".

Leonardo Dantas, por sua vez, tem como principais padrinhos o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e o próprio Paulo Câmara. Sua indicação, no entanto, encontra resistência por ser adversário político do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), que articula a candidatura ao Senado de seu pai, Nabor Wanderley, rival de Veneziano.

Siga o canal do CN7 no Telegram

O processo de escolha ainda depende da definição de apoios em Brasília e no Nordeste. Até agora, nem o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), nem o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), se manifestaram sobre qual nome apoiarão.

Publicidade
Publicidade

LINKS PATROCINADOS