Danilo Forte denuncia avanço das extorsões de facções contra pequenos comerciantes no Ceará - CN7

Danilo Forte denuncia avanço das extorsões de facções contra pequenos comerciantes no Ceará

Danilo afirmou que a prática de extorsão contra empresários tem se intensificado

Danilo Forte denuncia avanço das extorsões de facções contra pequenos comerciantes no Ceará

(Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados)

26/08/2025 20:02

O deputado federal Danilo Forte (União Brasil) utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira (26), para denunciar o avanço das extorsões cometidas por facções criminosas contra pequenos comerciantes em Itapajé e em outras regiões do Ceará. Segundo o parlamentar, o município registrou 27 assassinatos desde o início do ano.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Durante o discurso, Danilo Forte afirmou que a prática de cobrança ilegal contra empresários tem se intensificado e que a situação exige resposta imediata do poder público. Ele disse ter cobrado providências do secretário de Segurança Pública do Ceará (SSPDS-CE), Roberto Sá, e defendeu uma intervenção federal no Estado.

O parlamentar relembrou episódios recentes em Itapajé, como o assassinato de Alexandre Roger Lopes Bastos, de 23 anos, morto em 17 de agosto após recusar o pagamento exigido por integrantes do Comando Vermelho (CV). A cobrança mensal teria sido aumentada de R$ 400 para R$ 1 mil. Outro caso citado foi o de Robério Oliveira, comerciante do ramo de mercantil e distribuição de gás, executado a tiros na segunda-feira (25).

No mesmo dia da morte de Alexandre Roger, permissionários relataram tentativas de extorsão no bairro Praia de Iracema, em Fortaleza, onde suspeitos ligados ao CV estariam tentando impor regras sobre a venda de água de coco e bebidas. Mensagens enviadas em grupos de WhatsApp teriam sido usadas como forma de intimidação.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Em sua fala, o deputado comparou a situação atual à crise de segurança de 2017, quando defendeu o envio da Força Nacional ao Ceará. Ele disse ter encaminhado ao presidente Lula um pedido de intervenção federal na segurança do Estado e pediu celeridade na tramitação do Projeto de Lei 1283/2025, de sua autoria, que pretende tipificar o crime organizado como terrorismo.

Assista ao vídeo completo:

Vídeo: Danilo Forte denuncia avanço das extorsões de facções contra pequenos comerciantes no Ceará - Vídeo 1
Publicidade
Publicidade

LINKS PATROCINADOS