MPCE notifica diretora do BNB para dar explicações sobre mudanças no comando da TI - CN7

MPCE notifica diretora do BNB para dar explicações sobre mudanças no comando da TI

Caso ganhou repercussão após denúncia da senadora Soraya Thronicke

MPCE notifica diretora do BNB para dar explicações sobre mudanças no comando da TI

(Foto: divulgação/BNB)

22/08/2025 11:21

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do promotor de Justiça, Ricardo de Lima Rocha, notificou a diretora de administração do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Ana Teresa Carvalho, para dar explicações sobre os motivos da exoneração do antigo Superintendente de Tecnologia da Informação (TI) e de um suposto superfaturamento em processo licitatório para a contratação de serviços de TI da instituição financeira. O caso ganhou repercussão após denúncia feita pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), durante pronunciamento no Plenário, na última quarta-feira (20).

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

"Considerando que o processo em epígrafe foi instaurado para apurar denúncia de possíveis irregularidades cometidas por Vossa Senhoria no âmbito do Banco do Nordeste do Brasil, tais como processos licitatórios fraudulentos e indícios de corrupção; Notifico-a para que ofereça manifestação, no prazo de 15 dias, a contar do recebimento desta, acerca da referida denúncia, e esclareça acerca dos motivos da exoneração do antigo Superintendente de TI do Banco do Nordeste e das licitações denunciadas", diz o documento do MPCE, que é datado do dia 30 de julho.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Confira documento:

BNB se defende

Após a denúncia da senadora, o BNB se manifestou por meio de nota. Na oportunidade, a instituição financeira negou as irregularidades e afirmou que as licitações seguem estritamente a todas as legislações que regem a matéria e são conduzidas por empregados de carreira, amparadas por pareceres técnicos, processadas por meio de uma estrutura de governança complexa, composta por colegiados e fiscalizadas por órgãos de controle internos e externos, dentre os quais o Tribunal de Contas da União (TCU).

Leia a nota completa do BNB:

"O Banco do Nordeste (BNB) informa que o pregão eletrônico 90087/2024 para aquisição de Plataforma Digital contou com a participação de 8 (oito) licitantes. Na ordem de classificação, os 3 (três) primeiros concorrentes foram desclassificados por não comprovarem a exequibilidade das propostas apresentadas quando instados a evidenciarem.

Cabe registrar que a legislação determina que haja diligência, quando os preços apresentados pelos licitantes são 50% inferiores à estimativa de preços da licitação, o que foi rigorosamente observado pelo Banco. Dos 5 (cinco) licitantes restantes, venceu o 4º colocado, que apresentou a melhor proposta, pois cumpriu os requisitos técnicos e legais exigidos no edital e ofertou o menor preço.

Importante destacar que as licitações do Banco seguem estritamente a todas as legislações que regem a matéria, em especial à Lei das Estatais e o Regulamento de Licitações e Contratos do Banco do Nordeste e são conduzidas por empregados de carreira, amparadas por pareceres técnicos, processadas por meio de uma estrutura de governança complexa, composta por colegiados e fiscalizadas por órgãos de controle internos e externos, dentre os quais o Tribunal de Contas da União.

A Presidência do BNB, por dever de ofício, encaminhou as notas taquigráficas da sessão plenária de 20 de agosto de 2025 do Senado Federal à Auditoria e à Corregedoria do Banco e solicitou abertura de procedimento para apuração dos fatos."

Publicidade
Publicidade

LINKS PATROCINADOS