Evandro celebra formatura de 330 guardas municipais no Curso de Proteção e Guarda Comunitária - CN7

Evandro celebra formatura de 330 guardas municipais no Curso de Proteção e Guarda Comunitária

A ação visa fortalecer a prevenção e o enfrentamento da violência e da criminalidade

Evandro celebra formatura de 330 guardas municipais no Curso de Proteção e Guarda Comunitária

(Foto: Beatriz Boblitz/Prefeitura de Fortaleza)

18/07/2025 14:15

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) e da Academia da Segurança Cidadã (Amsec), realizou nesta quinta-feira (17) a solenidade de formação de 330 guardas municipais no Curso de Prevenção e Guarda Comunitária (CPGCOM). A capacitação faz parte do Projeto Pacto por uma Segurança Cidadã, que visa fortalecer a prevenção e o enfrentamento da violência e da criminalidade nos 12 territórios da capital cearense, por meio de ações integradas entre os governos municipal, estadual e federal.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

"Capacitar e treinar todo o nosso efetivo da Guarda Municipal para estar nos territórios com abordagens humanizadas, fazendo com que os fortalezenses cada vez mais se sintam protegidos pelos órgãos de segurança é uma das estratégias do Pacto. Os guardas que se formaram hoje estarão nos pelotões das regionais, contribuindo para que as pessoas possam ir e vir na cidade de uma maneira mais tranquila e sem violência", afirmou Evandro Leitão.

O secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, Cel. Márcio Oliveira, ressaltou o foco do curso na ampliação e qualificação da presença da GMF nas comunidades. "É um curso que trabalha os guardas municipais para atuação urbana, de proximidade, estabelecendo vínculos com os territórios, com as pessoas e com os equipamentos públicos locais", reforçou.

A inspetora Cristiane Correia, diretora-geral da GMF, destacou a formação contínua do efetivo como uma prioridade da instituição. "A Guarda Municipal sempre se preocupou muito com capacitação. Todo ano nós requalificamos nosso efetivo, que volta às salas de aula e se prepara para poder fazer uma segurança melhor para a cidade, não só na parte operacional, mas também em relação à legislação e direitos humanos", pontuou Cristiane.

Curso de Proteção e Guarda Comunitária

Com carga horária de 160 horas/aula, o CPGCOM tem como foco o fortalecimento das práticas de policiamento comunitário e da segurança cidadã. O curso promove a aproximação entre os guardas e a comunidade, com ênfase em mediação de conflitos, comunicação não violenta, prevenção à violência e respeito aos direitos humanos. A formação também estimula o reconhecimento e a análise das particularidades de cada território, possibilitando uma atuação mais estratégica, sensível às realidades locais e humanizada.

A iniciativa está alinhada ao Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (2021–2030), especialmente nas ações voltadas à valorização e capacitação contínua dos profissionais de segurança pública. A formação segue os princípios da Matriz Curricular Nacional, abordando temas como gestão integrada da segurança, cultura cidadã, controle social, conhecimentos jurídicos, tecnologias aplicadas à segurança e práticas operacionais qualificadas.

Siga o canal do CN7 no Telegram

A conclusão da formação simboliza mais um avanço no compromisso da Prefeitura de Fortaleza com a valorização dos servidores da segurança pública e com a construção de uma cidade mais segura, humana e acolhedora, a partir da presença qualificada da Guarda Municipal nos territórios e do fortalecimento do vínculo com a população.

Publicidade
Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS