Elmano determina ocupação de territórios em guerra de facções em Fortaleza
Elmano declarou que "respostas duras" serão dadas aos responsáveis pelos crimes

(Foto: reprodução/vídeo)
07/05/2025 11:13
O governador Elmano de Freitas anunciou nesta quarta-feira (7) um conjunto de medidas para o enfrentamento à violência em Fortaleza, com foco nas áreas de conflito entre facções criminosas. As ações foram divulgadas por meio de vídeo publicado nas redes sociais, após reunião com a cúpula da Segurança Pública do Estado, no Palácio da Abolição, na capital cearense.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Entre as medidas anunciadas, está a determinação para intensificar a ocupação policial nos territórios dominados por disputas entre grupos criminosos. Segundo Elmano, a presença das forças de segurança nessas regiões não terá prazo para ser encerrada. Além disso, o número de operações policiais será dobrado em toda a capital, com ênfase nos locais de maior instabilidade.
Também haverá reforço nas equipes de investigação e inteligência, com o objetivo de acelerar a elucidação dos crimes e identificar os envolvidos. O governo estadual determinou ainda a intensificação das fiscalizações sobre apenados monitorados por tornozeleira eletrônica que estejam descumprindo determinações judiciais, para que retornem ao sistema prisional.
Para viabilizar o aumento das ações, Elmano autorizou a ampliação das horas extras das equipes de segurança. Ele também afirmou que está em diálogo com o Poder Judiciário e o Ministério Público (MPCE) para buscar maior agilidade na emissão de mandados de busca e apreensão. O governo mantém ainda articulação com polícias de outros estados para localizar integrantes de facções que atuam além das fronteiras cearenses.
Siga o canal do CN7 no Telegram
A decisão do governador ocorre em meio ao crescimento dos episódios de violência associados a disputas entre facções na capital. Elmano declarou que "respostas duras" serão dadas aos responsáveis pelos crimes e reiterou apoio às forças de segurança do Estado.
Assista ao pronunciamento: