Operação Semana Santa e Tiradentes mobiliza mais de 6 mil profissionais da segurança pública - Cn7 - Sem medo da notícia

Operação Semana Santa e Tiradentes mobiliza mais de 6 mil profissionais da segurança pública

As ações começaram às 6h desta quinta-feira (17)

Operação Semana Santa e Tiradentes mobiliza mais de 6 mil profissionais da segurança pública

(Foto: reprodução/SSPDS)

17/04/2025 15:36

Durante o período dos feriados da Semana Santa e de Tiradentes, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) colocará em prática um plano operacional com o emprego diário de 6.096 profissionais das forças de segurança. As ações começaram às 6h desta quinta-feira (17) e seguem até as 6h da próxima terça-feira (22), com atuação em todas as Áreas Integradas de Segurança (AISs) do Estado.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Segundo o coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), Harley Filho, as atividades terão caráter ostensivo e investigativo, com base nos dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin).

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) contará com efetivo diário de aproximadamente 5.407 agentes, distribuídos entre unidades como Policiamento Ostensivo Geral (POG), CPChoque, CPRaio, Copac, além do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), que empregará 460 policiais em ações voltadas à fiscalização nas rodovias estaduais. As ações utilizarão 37 viaturas, 84 motocicletas, 16 guinchos e o suporte de 26 postos fixos.

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) também integrará a operação, com cerca de 240 profissionais atuando por dia. Delegacias em regime de plantão funcionarão em Fortaleza, Região Metropolitana e interior, além de unidades especializadas como a Draco, Daer, Decap, DDM, DCA e DHPP. As ações contam com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP).

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) estará presente em 67 localidades, com 286 profissionais distribuídos em equipes de mergulho, busca com cães, Defesa Civil e vistoria técnica. A corporação ainda contará com 72 postos de guarda-vidas, 12 embarcações, 49 viaturas e seis ambulâncias. A distribuição de pulseiras de identificação para crianças também será realizada nos pontos de maior concentração de pessoas.

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) atuará em núcleos nas principais regiões do Estado, com efetivo diário estimado em 107 servidores. A atuação inclui exames periciais relacionados a crimes contra a vida, análises laboratoriais e balística forense.

As coordenadorias vinculadas à SSPDS também participarão da operação. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) operará com cinco aeronaves em quatro bases: Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Crateús. Ao todo, 56 profissionais dessas coordenadorias integrarão o efetivo diário.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Além do coordenador da Copol, Harley Filho, participaram da apresentação do plano representantes da PMCE, CBMCE, PCCE, Pefoce e Ciopaer, reforçando o caráter integrado da atuação das forças de segurança durante o feriadão.

Publicidade
sesc

LINKS PATROCINADOS