André faz novas acusações sobre "deepfake"; Evandro rebate: "fake news" - Cn7 - Sem medo da notícia
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

André faz novas acusações sobre “deepfake”; Evandro rebate: “fake news”

Manifestações ocorreram nessa segunda-feira (21)

(Foto: reprodução/Instagram)

22/10/2024 11:29

O candidato André Fernandes (PL) convocou a imprensa na tarde dessa segunda-feira (21), onde fez novas acusações sobre o uso de "deepfake" nas eleições municipais. André afirmou ter "fortes indícios" de que políticos filiados ao PT utilizaram inteligência artificial para produzir conteúdos falsos contra ele. Após a coletiva, candidato Evandro Leitão (PT) se manifestou por meio das redes sociais e classificou as acusações como "fake news".

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Segundo André Fernandes, o áudio atribuído a ele foi inicialmente compartilhado em um grupo de WhatsApp oficial da campanha do candidato Evandro Leitão, conforme registro na plataforma Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Usam deepfake com a minha voz para tentar induzir o eleitor que eu estou tentando comprar votos e que eu estou desesperado por supostas pesquisas eleitorais. Esse áudio foi disseminado no grupo oficial do candidato Evandro, está registrado no site DivulgaCandContas do TSE, e tem como administrador o próprio Evandro, o que juridicamente implica responsabilidade para o administrador do grupo", afirmou.

Assista ao trecho:

Ainda durante a coletiva, André Fernandes declarou ter denunciado o caso ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Eleitoral (PF). "A primeira publicação sobre esse áudio foi postada em collabs por Jean Camara e Paulo Belésio. Jean é cientista de dados oficial e membro do Diretório do PT em Eusébio, enquanto Benedito foi candidato a vereador pelo PT. Eles estão trabalhando diretamente na campanha de Evandro", completou.

Assista ao trecho:

Pouco tempo depois, o candidato Evandro Leitão se manifestou por meio de vídeo publicado nas redes sociais, onde rebateu as acusações e citou situações onde teria sido vítima de deepfake. "Você é conhecido como o rei das fake News, inclusive já tendo sido condenado por isso. Estou sendo atacado esta campanha inteira com notícias mentirosas, montagens, como fizeram com uma reportagem do Domingo Espetacular, da TV Record, quando pegaram uma matéria sobre o crime organizado e fizeram uma montagem criminosa, inclusive modificando vozes com inteligência artificial, para me colocar como envolvido com essas facções. Espalharam panfletos pela cidade com meu rosto numa montagem com máscara, como se eu fosse bandido", criticou.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

O petista também afirmou estar fazendo uma campanha limpa. "Minha campanha é limpa, André. Eu tenho as mãos limpas", concluiu.

Assista ao vídeo:

LINKS PATROCINADOS