Ceará lidera ranking brasileiro de transplantes de córnea - Cn7 - Sem medo da notícia
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Ceará lidera ranking brasileiro de transplantes de córnea

Estado também lidera transplantes de fígado e coração no Nordeste

(Foto: reprodução/HGF)

11/09/2024 11:51

O Ceará lidera o ranking brasileiro de transplantes de córnea. O dado, relativo ao período de janeiro a junho de 2024, foi divulgado na última sexta-feira (6), no relatório do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), veículo oficial da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Ao todo, o Ceará realizou 633 transplantes desse tipo no primeiro semestre deste ano, o que corresponde a 144 a cada milhão de habitantes no estado.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

"Hoje, o Ceará realiza quase todos os tipos de transplantes e não costumamos enviar pacientes para outros Estados para realizar esse tipo de procedimento. Pelo contrário, recebemos pacientes de outras regiões do Brasil", explica a orientadora da célula do Sistema Estadual de Transplantes (Cetra) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Eliana Régia Barbosa.

"A criação do Banco de Olhos do HGF em 2006, a realização de mutirões, o aumento dos números de centros transplantadores no estado, as equipes dos hospitais notificadores e a implantação de novos bancos de olhos fazem parte dessa estratégia para mantermos esses bons índices. No entanto, o diferencial foi a implantação de uma equipe na Perícia Forense, possibilitando a doação de córneas em óbitos que ocorrem fora dos hospitais e o Serviço de Verificação de Óbito, que, a partir desse ano, tornou-se parceiro nas doações e captações de córneas", pontua.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Além do transplante de córnea, o Ceará também lidera o ranking dos transplantes de fígado e de coração no Nordeste. "O Ceará é referência nacional em doação de órgãos e tecidos e também em transplantes e esse é um dado muito positivo, que merece ser destacado. Isso se deve às parcerias que a Sesa soube construir com outras instituições em todos esses anos", diz.

Confira o documento:

LINKS PATROCINADOS