Cariri mostra bons resultados na qualidade dos municípios
970 X 120 PX copy
SS-19824---BANNERS-CAMP-EDUCAR-SESC---970X120
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Cariri mostra bons resultados na qualidade dos municípios

Coluna Rebate

30/07/2024 10:42

Entre os 10 municípios com maior qualidade de vida do Ceará, segundo uma pesquisa realizada pelo Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2024, o Cariri é a região com melhor desempenho: 05 das 10 cidades eleitas. O top 10 da qualidade de vida no Ceará é liderado pelo município do Eusébio. Mas, na segunda colocação vem Juazeiro do Norte, seguido por Fortaleza. A cidade do Crato vem na quarta posição. Sobral em quinto lugar. E uma surpresa: Altaneira, na sexta posição, e Granjeiro, na sétima colocação. O Cariri ainda emplaca Brejo Santo, na nona posição. Iguatu finaliza o Top 10. Cariri está tão bem avaliado, que o primeiro município, após essa relação dos 10 mais, é também da região: Nova Olinda, na décima primeira posição. O Índice de Progresso Social (IPS) analisa cidades com base em 53 indicadores, divididos em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades. As notas variam de 0 a 100, utilizando dados do Ministério da Saúde e do IBGE. Na pesquisa, foi levado em conta, também, os municípios brasileiros, assim como os desafios sociais enfrentados por cada cidade.

Ceará aponta também dados positivos

Essa posição de destaque de Juazeiro do Norte mereceu comemoração do prefeito Glêdson Bezerra. Os dados dessa pesquisa, sobre Índice de Progresso Social (IPS), revelaram que no Nordeste, o Ceará alcançou um índice geral de 59,71, ocupando a terceira colocação entre os nove estados da região, atrás apenas de Sergipe (61,20) e da Paraíba (60,11). Apesar do Ceará não ter municípios no nível mais baixo do IPS, o que é uma vitória para o Estado, quatro municípios estão na segunda pior classificação: Aratuba (47,67), Alto Santo (49), Choró (49,3) e Trairi (49,32). Nenhuma dessas cidades é do Cariri. Esse estudo foi conduzido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em colaboração com várias instituições. E retrata os avanços obtidos pelo Ceará na melhoria da qualidade de vida da população. O Ceará superou aos dois estados que rivalizam com a gente: Bahia e Pernambuco.

Raimundão trabalha para reforçar chapa PT-MDB

Conhecido pela sua habilidade política, o ex-prefeito Raimundo Macedo (MDB) está confiante no convencimento das lideranças da base governista, em Juazeiro do Norte, da correção na indicação da sua esposa, Maricele Macedo, para ser vice na chapa do deputado Fernando Santana. Claro que a escolha de Maricele não dependia disso, mas Raimundão e seu filho, Davi Macedo, estão dialogando com todas as forças políticas que apoiam Fernando Santana em Juazeiro, para unir ainda mais a base. E evitar ruídos na campanha. As ausências do atual vice-prefeito, Giovanni Sampaio, do ex-prefeito Arnon Bezerra, do deputado federal Yury do Paredão e do empresário Gilmar Bender, na festa de lançamento do nome de Maricele Macedo, já seria um assunto superado. Raimundão quer ajudar a eleger Fernando Santana- Maricele Macedo. Para conseguir esse objetivo, assegura total dedicação na articulação a favor da unidade da chapa. Quem foi só elogios a escolha de Maricele Macedo foi o candidato Fernando Santana, que tem se empenhado para realizar, no próximo dia 03/08, às 16h, a maior convenção da política de Juazeiro do Norte.

Zé Ailton deve fazer anúncio de vice-prefeito

O PT do Crato ainda não conseguiu resolver, até agora, o imbróglio da vaga vice-prefeito do candidato André Barreto. Pedro Lobo resiste a desistir para favorecer Leitão Moura, nome indicado pelo senador Cid Gomes, e apoiado pelo ministro Camilo Santana. O vereador Pedro Lobo, hoje favorito a ocupar a vaga de vice na chapa de André Barreto, joga para ter o apoio do ex-prefeito Samuel Araripe. E derrotar a opção Leitão Moura. Pedro Lobo tem repetido que, caso não seja efetivado como vice, vai defender o nome do ex-chefe de gabinete, Davi Araripe, ligado a Samuel Araripe. Ciente das dificuldades em convencer Pedro Lobo, a apoiar outro candidato para vice, o presidente do PSB, Eudoro Santana, entrou em campo para defender Leitão Moura na chapa cratense, se posicionando contra a chapa pura. Antes, quem tinha vindo a público apoiar Leitão Moura foi seu genro, Cid Gomes. Mesmo com esses apoios, não há acordo sobre a vice no Crato. Como não há mais tempo, o anúncio do vice deve acontecer esta semana pelo prefeito Zé Ailton Brasil.

Terceira via do Crato ainda sem definição

A Terceira Via do Crato, composta por PSDB, Avante, PRTB e Agir, ainda não chegou a uma definição de quem vai liderar a cabeça da chapa. Há um impasse: Lucas Brasil (PSDB) e Márcio Bilhar (Agir) sentaram algumas vezes, mas não chegaram ao consenso. Agora, a dupla aguarda o resultado de uma pesquisa encomendada, que será confrontada com outra que está nas mãos da base aliada do Governo do Estado, referente ao Crato. Sem acordo, o jeito foi mudar a data da convenção do PSDB, marcada para o dia 27, mas acabou sendo adiada para o dia 5, último dia de prazo. Agir e Avante, também, marcaram para o mesmo dia, mas até o momento em eventos políticos distintos. Lucas Brasil e Márcio Bilhar esperam encontrar uma solução, numa conversa com o presidente da Câmara, Florisval Coriolano, que está ausente do Crato para tratamento de saúde em Fortaleza. O pai de Lucas, o empresário Roberto Brasil, também participará desse encontro. Uma reunião foi marcada para esta quinta-feira (25), contudo os envolvidos preferem não confirmar o encontro para escolher o candidato da Terceira Via.

Psol e Rede devem aderir a Fernando Santana

Sem consenso sobre as pré-candidaturas em Juazeiro do Norte, PSOL e Rede Sustentabilidade devem mesmo fechar com a candidatura do deputado estadual Fernando Santana (PT). A Rede já anunciou o apoio a Fernando Santana, rachando a federação entre os dois partidos. O PSOL ainda debate internamente três pré-candidaturas, apesar do amplo favoritismo de Germano Almeida, que tem aparecido com dois dígitos em quase todas pesquisas. Apesar do bom desempenho do presidente Germano Lima, a definição de um nome do PSOL esbarra na federação com a Rede, que é contrária ao lançamento de uma candidatura própria. E a Rede tem maioria para a decisão interna na federação. A Rede tem três votos contra dois do PSOL. A Federação marcou o último dia do prazo de convenções- 05/agosto, numa tentativa de lançar Germano Lima. Só que hoje, o mais provável é a retirada de sua candidatura e o apoio ao PT, de Fernando Santana. Essa também é a vontade da direção estadual do PSOL. Germano Lima insiste em ser candidato, e tem uma posição crítica em relação às duas candidaturas colocadas na disputa de Juazeiro do Norte, entre o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) e o Fernando Santana. O esforço de Germano Lima viabilizar sua candidatura ameaça ser em vão.

LINKS PATROCINADOS