Praias do Ceará impróprias para banho destacam problemas de saneamento
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Praias do Ceará impróprias para banho destacam problemas de saneamento

Estudo do Instituto Trata Brasil indica que a universalização do esgoto até 2040

Foto: Ares Soares

12/07/2024 9:41

Praias do Ceará enfrentam desafios significativos em relação à qualidade, quase quatro anos após a aprovação do Marco Legal do Saneamento. Relatórios recentes indicam que 25% dos pontos de coleta em praias cearenses estão impróprios para banho. Isso se insere em um contexto nacional em que 36% dos trechos analisados nas principais regiões litorâneas do Brasil apresentam problemas similares. As informações são da edição do O Globo desta sexta-feira (12).

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

A degradação das águas no Ceará está ligada a fatores como a migração para cidades menores após a pandemia. O oceanógrafo Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará, observa que muitos desses municípios recém-recebendo moradores não possuem a infraestrutura de saneamento adequada. Isso resulta em um crescimento desordenado de hotéis e residências, exacerbando a poluição.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Esse cenário não apenas impacta o meio ambiente e a saúde pública, mas também pode afetar a economia local. Estudo do Instituto Trata Brasil indica que a universalização do esgoto até 2040 poderia trazer um ganho significativo para o setor de turismo no Brasil.

LINKS PATROCINADOS