Prefeito Sarto divulga plano operacional para o São João de Fortaleza
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Prefeito Sarto divulga plano operacional para o São João de Fortaleza

Evento acontece entre os dias 28 e 30 de junho

(Foto: Marcos Moura/Prefeitura de Fortaleza)

24/06/2024 15:45

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, divulgou, nesta segunda-feira (24), o plano operacional para a festa de São João da capital cearense. O evento acontece entre os dias 28 e 30 de junho no Aterrinho da Praia de Iracema. Entre as atrações, Xand Avião, Geraldo Azevedo, Zé Vaqueiro, Zé Cantor, Lagosta Bronzeada e Banda Magníficos. São esperadas 500 mil pessoas para os três dias de festa.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

"Projetamos um público total de 500 mil pessoas nos três dias de festa no Aterrinho da Praia de Iracema. Será um grande evento, é o primeiro desta envergadura produzido pela Prefeitura de Fortaleza e queremos que se torne uma tradição. Assim como no Réveillon, todos os cachês foram pagos pela iniciativa privada, o que se mostrou um sucesso, pois movimenta a economia e só gastamos com a estrutura", destacou José Sarto.

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) planejou uma operação especial de controle de circulação para garantir a organização viária do São João de Fortaleza. A ação contará com um efetivo operacional de cerca de 80 agentes e orientadores de tráfego nos dois primeiros dias do evento e 100 na programação de encerramento. A atuação terá como foco disciplinar a circulação de veículos e pedestres, assegurando os deslocamentos seguros para todo o público.

Os trabalhos terão início na sexta-feira (28), a partir das 5h da manhã, com a coibição de estacionamento na Rua João Cordeiro, na Av. Beira-Mar e na Rua Ildefonso Albano. O planejamento estratégico inclui as interdições viárias a partir de 7h nos seguintes trechos: Av. Beira-Mar (entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús), Rua Ildefonso Albano (entre as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar) e Rua João Cordeiro (entre as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar).

No domingo (30), a Av. Abolição e Av. Historiador Raimundo Girão também estarão bloqueadas entre as ruas Nunes Valente e Ildefonso Albano a partir de 17h30. A opção de desvio para quem vem na Av. Historiador Raimundo Girão, sentido Centro/Mucuripe, é dobrar à direita na Rua Antônio Augusto e à esquerda na Av. Monsenhor Tabosa. Já para quem segue no sentido Mucuripe/Centro, a orientação é dobrar à esquerda na Rua Nunes Valente e à direita na Rua Deputado Moreira da Rocha ou utilizar a Rua Tenente Benévolo.

Para assegurar o respeito às normas de circulação, viaturas da AMC percorrerão o entorno do evento coibindo irregularidades. Além disso, as principais vias de acesso serão acompanhadas pelas câmeras de videomonitoramento da Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito do órgão.

A AMC recomenda que os participantes priorizem o uso de transporte público, táxis ou veículos por aplicativo. A Autarquia também destaca a importância de respeitar as normas de trânsito, incluindo o respeito aos limites de velocidade, não dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas e observar as áreas de estacionamento permitido. Os condutores são alertados a não estacionar em locais proibidos, como passeios, garagens e ao lado de canteiros.

Transporte público

Para viabilizar o evento, será necessário no domingo a interdição da Av. Historiador Raimundo Girão, a partir das 17h entre a Av. Barão de Studart e Rua Idelfonso Albano. Então as linhas quando trafegarem pela Av. Historiador Raimundo Girão no sentido Leste/Oeste farão o seguinte percurso: Av. da Abolição, Av. Barão de Studart, Rua Tenente Benévolo, Av. Dom Manoel e seguem seus itinerários normalmente. As linhas quando trafegarem pela Av. Historiador Raimundo Girão no sentido Oeste/Leste não sofrem interdição e seguem seus itinerários normalmente.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) planeja a operação de transporte para o evento no aterro da Praia de Iracema com a oferta de 23 linhas no entorno, contando com reforço de cinco veículos reserva. No domingo, também estará vigente a tarifa social R$ 3,90 (inteira) e R$ 1,50 (tarifa estudantil) .

Linhas que circulam no entorno da Praia de Iracema:

011 - Circular I
012 - Circular II
016 - Cuca Barra/Papicu
051 - Grande Circular I
052 - Grande Circular II 055 – Corujão Grande Circular I
056 - Corujão / Grande Circular II
071 - Antônio Bezerra / Mucuripe
073 - Siqueira / Praia de Iracema
077 - Parangaba / Mucuripe
078 - Siqueira / Mucuripe / ED
092 - Antônio Bezerra / Praia de Iracema / Papicu
099 - Siqueira / Mucuripe / Barão de Studart
120 - Vila do Mar / Náutico/Antônio Bezerra
130 - Vila do Mar / Náutico / Antônio Bezerra II / SFS
711 - Barra do Ceará / Cais do Porto
752 - Caça e Pesca / Centro
901 - Dom Luís / Papicu/Centro
905 - Meireles / Centro
906 - Caça e Pesca / Serviluz / Centro
907 - Castelo Encantado / Centro
908 - Castelo Encantado / Centro / SP2
1906 - Caça e Pesca / Serviluz / Centro/ED

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também estará atuando no evento. Será instalado um Posto Médico Avançado (PMA) no local, com atuação de 14 profissionais. O PMA contará com duas unidades móveis de atendimento (ambulância), sendo uma de suporte avançado e outra de suporte básico.

Caso seja necessário remover o paciente do local, as unidades móveis estarão preparadas para o traslado, com destino às unidades de referência: Instituto Dr. José Frota (IJF) em caso de grandes traumas; Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha Antônio Bezerra) e Hospital Distrital Dr. Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha Messejana) para atendimentos traumatológicos e cirúrgicos e Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha Barra) para emergências obstétricas, já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Cristo Redentor, Vila Velha e Praia do Futuro para atendimentos clínicos.

Segurança

Na área da segurança, a Guarda Municipal de Fortaleza disponibilizará 284 agentes que atuarão durante os três dias de festa (28 a 30 de Junho). Os guardas municipais, além de serem distribuídos na operação para atuar na área de segurança dos acessos e do entorno da festa, ficarão ainda a serviço das atividades junto à Agência de Fiscalização de Fortaleza, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), além de estarem apostos nos corredores de transporte público, terminais de ônibus e na prevenção e salvamento aquático.

Limpeza e iluminação

A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informa que disponibilizará uma equipe de profissionais para iluminação pública, um técnico, um supervisor e dois eletricistas, até o encerramento do evento.

Para limpeza urbana, foram disponibilizados 140 garis e seis agentes de gestão que realizarão escala de limpeza antes e depois do evento, terminado os serviços às 4h da manhã do dia 1º (segunda-feira). O trecho que receberá a ação de limpeza fica na Av. Beira Mar e compreende o trajeto da rua Ildefonso Albano até o Espigão da rua João Cordeiro.

Fiscalização

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará durante os três dias de festejos com mais de 200 agentes, incluindo fiscais de Atividades Urbanas, coordenadores, auxiliares e motoristas. O objetivo é garantir o ordenamento planejado pelas Secretarias Regionais 2 e 12.

O efetivo verificará os materiais, equipamentos e autorizações do comércio ambulante, assegurando o cumprimento das condicionantes estabelecidas. Além disso, equipes de fiscalização estarão posicionadas em bloqueios estratégicos para manter os logradouros desobstruídos, facilitando o trabalho dos demais órgãos públicos envolvidos no evento.

A Agefis também estará atenta à comercialização irregular de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) e quaisquer acessórios destinados ao uso desses equipamentos.

Ambulantes

A Secretaria Executiva Regional (SER) 2 atuará, durante os três dias de festejos, em três eixos: ordenamento dos ambulantes, para assegurar que os vendedores estejam devidamente cadastrados e localizados de maneira que facilitem o fluxo de pessoas; atendimento à população, oferecendo suporte, recebendo denúncias e realizando os encaminhamentos; e videomonitoramento, com o objetivo de monitorar e manter a segurança de todos através de câmeras espalhadas pelo local da festa.

Re-ciclo

O Re-ciclo terá uma central de reciclagem no Aterrinho da Praia de Iracema, onde os resíduos coletados serão pesados e triados, além de funcionar como um ponto de entrega voluntária de recicláveis. A equipe vai contar com 30 catadores e 20 mobilizadores do Fortaleza Limpa, que vão divulgar ações de reciclagem e limpeza da Prefeitura. A expectativa do projeto é coletar três toneladas de resíduos nos três dias de festa.

Siga o canal do CN7 no Telegram

LINKS PATROCINADOS