Projeto que reverte desinvestimentos em energia limpa no Nordeste avança no Senado - CN7

Projeto que reverte desinvestimentos em energia limpa no Nordeste avança no Senado

PDL 365, que susta decisão da Aneel, será apreciado pela CCJ

Projeto que reverte desinvestimentos em energia limpa no Nordeste avança no Senado

Danilo Forte

07/05/2024 13:15

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 365/2022, de autoria do deputado federal Danilo Forte (União Brasil), que susta uma decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que altera o cálculo das tarifas de transmissão e eleva o custo das energias renováveis no Nordeste avançou no Senado.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Aprovado na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, o projeto agora será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve ir à votação nas próximas semanas. Após analisado pelo colegiado, irá à votação no plenário da Casa.

Para o deputado cearense, o avanço do projeto é sinal do compromisso do Congresso Nacional com o estímulo às energias limpas e a transição energética, que deverá ser fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região Nordeste.

"A medida da Aneel, além de não reduzir as tarifas de energia, como fora prometido, as aumentou exponencialmente. Para completar, a insegurança jurídica da decisão comprometeu os investimentos expressivos em energia no Norte e Nordeste", apontou o parlamentar, ao comentar sobre a decisão da agência reguladora.

No ano passado, a Aneel tomou a decisão de alterar por meio de resolução as regras referentes às tarifas de transmissão, o chamado sinal locacional, enquanto o Congresso Nacional debatia, entre outros dispositivos, o mesmo tema em uma medida provisória. O argumento, à época, era de que a mudança promoveria uma redução nas contas de luz.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Contudo, desde a mudança nas regras, os aumentos recentes nas tarifas de energia foram significativos, chegando a 44%, no caso do Amapá. "É inaceitável que uma autarquia, como a Aneel, legisle no lugar do Legislativo", apontou Danilo Forte. Na CCJ, o PDL 365 será relatado pelo senador Cid Gomes (PSB).

Publicidade
Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS