Sesa informa novo aumento dos casos de Covid no Ceará - Cn7 - Sem medo da notícia

Sesa informa novo aumento dos casos de Covid no Ceará

Número passou de 247 para 716 casos em uma semana

Sesa informa novo aumento dos casos de Covid no Ceará

Coronavirus COVID-2019 test concept with blood test tubes, test form and other medical objects. (Foto: banco de imagens)

29/11/2023 15:39

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que o Estado registrou um novo aumento dos casos de covid-19. De acordo com o órgão, 716 pessoas foram diagnosticadas com a doença, entre os dias 19 e 25 de novembro deste ano. Na semana anterior - 12 a 18 de novembro - foram registrados 247 casos. Os dados refletem o resultado de testes rápidos e de exames RT-PCR realizados em todo o território cearense.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

O Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) realizou, entre os dias 19 a 25 de novembro, 577 testes RT-PCR para covid-19. O índice de positividade verificado foi de 21,3%, com 156 casos confirmados. Para o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Lima Silva Neto (Tanta), o acréscimo pode estar relacionado à circulação da EG.5 (variante Eris) no Estado.

"A variante Eris é capaz de driblar a memória imunológica e provocar infecção respiratória ou síndrome gripal. Esse é o cenário que provavelmente está se configurando ao longo do mês de novembro", comenta Antonio Lima.

Importância da vacina

Segundo a Sesa, a principal forma de salvar vidas contra a covid-19 é a atualização do esquema vacinal, que garante proteção contra as novas variantes. "A última atualização da vacina, com a bivalente, induz a produção de anticorpos capazes de neutralizar com mais eficiência a transmissão do vírus, uma vez que incorpora as novas variantes da doença predominantes no Brasil e em todo o mundo", explica Antonio Lima.

Atualmente, a vacina é indicada contra a doença a partir dos seis meses de vida para toda a população. O esquema vacinal varia conforme a faixa etária. Os imunizantes estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Vapt Vupt, mediante agendamento. Para ter acesso, é preciso apresentar documentos originais de identidade com foto e, se possível, comprovante de vacinação anterior.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Em caso de sintomas gripais, as pessoas podem procurar um atendimento médico e realizar o teste quando houver recomendação do profissional de saúde.

Publicidade
Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS