Hemoce realiza evento para celebrar Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
Para doar basta ter entre 18 e 35 anos e não apresentar histórico pessoal de doenças
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), comemora no próximo sábado (16), a partir das 8h, o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. O evento acontecerá no posto de coleta na Praça das Flores.
O evento faz parte da campanha “A música não pode parar, cadastre-se como doador de medula e não deixe o silêncio tomar conta da vida de alguém”, realizada pelo Instituto Pró-Hemo – IPH em parceria com o Hemoce, que busca incentivar a população a se cadastrar como um doador de medula óssea.
A programação contará com um café da manhã especial, seguido de realizações de ações voltadas para saúde, como: avaliação nutricional, blitz de incentivo ao cadastro e entrega de mimos. A ação tem como objetivo tanto parabenizar os doadores voluntários, quanto conscientizar a sociedade sobre a importância da solidariedade.
Para ser um doador de medula óssea é necessário se cadastrar. Basta ter entre 18 e 35 anos e não apresentar histórico pessoal de doenças oncológicas, apresentar um documento de identidade e telefones para contato. O voluntário preencherá uma ficha com dados pessoais e terá coletada uma amostra de 5ml de sangue. Pessoas já cadastradas devem ficar atentas para o caso de serem convocadas e devem avisar quando houver mudança de endereço e/ou de contato.