Carro roubado no Rio de Janeiro acaba em Guaraciaba do Norte e revela esquema criminoso
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-19824---BANNERS-CAMP-EDUCAR-SESC---970X120
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Carro roubado no Rio de Janeiro acaba em Guaraciaba do Norte e revela esquema criminoso

Veículos viajou 2.700 km

05/07/2023 8:42

Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ) revelou que um carro roubado na Zona Sul do Rio de Janeiro tinha como destino final a cidade de Guaraciaba do Norte, no Ceará. O veículo que havia sido roubado em Ipanema, em outubro do ano passado, permaneceu 7 meses parado até que fosse conduzido por uma transportadora ao interior do Ceará.

As ações foram orquestradas por uma organização criminosa de origem carioca, que foi alvo de uma operação nesta terça-feira (4). Os agentes capturaram 7 indivíduos e localizaram 27 veículos recuperados. Ao menos cinco carros, já estavam clonados.

Para executar o transporte, os bandidos adulteraram o número do chassi na carroceria, nos vidros e até no motor dos veículos.

As investigações revelaram também que o esquema de compra e venda de carros roubados se expande por todo o país e ainda em outros países da América Latina. Só no Brasil, os estados da Bahia, Minas Gerais e Goiás já registraram atividade da organizações. Na fronteira, investigadores já identificaram carros brasileiros sendo transportados para o Paraguai.

Essas organizações, além de lucrarem recebendo dinheiro por isso, fornecem o próprio veículo pros traficantes que usam ele como moeda de troca por troca de armas, drogas, que vêm muitas vezes de outros estados e de fora do país”, explica o delegado Álvaro de Oliveira Gomes.

Na operação clandestina, carros frutos de roubo são anuciados pela internet. Segundo reportagem publicada pelo portal G1, da rede Globo, estatísticas sobre o Rio de Janeiro apontam um crescimento exponencial no número de roubos a carros no estado do Rio de Janeiro.

Esses carros quando são roubados, muitas vezes não é apenas um crime de roubo, mas até de latrocínio. Que a pessoa pode vir a óbito. Então é muito importante que a pessoa cheque de todas a possibilidades pra verificar a real procedência daquele veículo que ele está comercializando”, explica o delegado.

LINKS PATROCINADOS