Gravidez x câncer: o que fazer para uma jornada tranquila
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Gravidez x câncer: o que fazer para uma jornada tranquila

Entenda como enfrentar desafios pós doença

27/06/2023 16:41

Mulheres em todo o mundo estão descobrindo que é possível conceber e dar à luz a um filho saudável, mesmo após passarem por um tratamento contra o câncer. Situação que pode acontecer também com homens que recebem um diagnóstico e mesmo assim, desejam projetar uma família com filhos biológicos.

Atualmente as formas mais utilizadas para tratar a doença, envolvem a quimioterapia, a radiologia e a cirurgia e embora certos métodos possam afetar a fertilidade de alguns pacientes, existem opções que podem contribuir com a realização desse sonho.

De acordo com a oncologista clínica do Oncocentro, Dra. Luciana Campos, é muito importante que o paciente converse com o médico a respeito dos seus desejos, incluindo a vontade de ser mãe ou pai. “É muito comum o paciente chegar no consultório e só falar de tratar a doença, o que é correto. Mas em meio a tensão e ansiedade, é fundamental que tudo seja esclarecido. A vontade de ter filhos é uma questão que não pode ser escondida, pois quando a pessoa pretende engravidar, ela precisa mencionar esse desejo para que sejam tomados alguns cuidados, como antes de iniciar uma quimioterapia, que é um tratamento que pode afetar a fertilidade dos pacientes”, afirma a médica.

Ainda segundo Luciana, antes do tratamento contra o câncer, muitas mulheres têm a oportunidade de preservar sua fertilidade através do congelamento de óvulos ou tecido ovariano. “Essas opções oferecem esperança e a possibilidade de realizar o desejo de ser mãe no futuro. Assim como no caso dos homens que também podem fazer o congelamento de sêmen”, explica.

LINKS PATROCINADOS