PF deflagra operação para combater fraudes na Previdência Social em Novo Oriente
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-19824---BANNERS-CAMP-EDUCAR-SESC---970X120
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

PF deflagra operação para combater fraudes na Previdência Social em Novo Oriente

Operação é oriunda de mandados cumpridos nesta quarta (14)

Operação Polícia Federal. Foto: Divulgação

15/06/2023 9:56

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (15), a "Operação Novo Oriente 327", que tem o objetivo de investigar uma organização criminosa que atua instalando equipamentos eletrônicos em computadores de unidades da Agência da Previdência Social, para a captura de senha de servidores do INSS. Os criminosos atuam de maneira ilegal para a reativar benefícios previdenciários inativos, liberação e contratação de empréstimos consignados.

A investigação começou a partir do cumprimento de 2 mandados de busca e apreensão executados nesta quarta (14) em Novo Oriente, no interior do estado. Os resultados da apreensão de quarta (14) apontaram indícios de que dois integrantes da suposta organização criminosa investigada são responsáveis por arregimentar uma estagiária do INSS e fornecer equipamentos para o esquema criminoso, com o fim de reativar benefícios previdenciários criminosamente.

A dupla é alvo da operação "Novo Oriente 327" e está foragida. A PF atua para prender os dois investigados.

O nome da operação remete ao Município no qual foi detectado o funcionamento dos equipamentos clandestinos, na respectiva Agência da Previdência Social, bem como ao artigo do Código Penal que imputa responsabilidade penal àquele que, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública, tendo acesso aos equipamentos do INSS.

As investigações continuam, com análise do material apreendido, visando a identificação dos demais membros da Organização Criminosae individualização das condutas.

LINKS PATROCINADOS