União Brasil exige presidência do BNB para fazer parte da base petista na Câmara
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

União Brasil exige presidência do BNB para fazer parte da base petista na Câmara

Problema é que o banco já tinha sido prometido em outra articulação

26/01/2023 8:41

O PT quer o União Brasil (UB) em sua base de governo na Câmara. Assim, pretende isolar o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que já se informou que será oposição ao presidente Lula. Mas para que isso aconteça, o partido comandado por Luciano Bivar quer mais cargos federais. A informação é do jornal O Globo desta quinta-feira (26).

Entre eles está a presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O problema é que a instituição, segundo o jornal, deverá ser presidida por um nome indicado por "acordo das bancadas do PT do Nordeste ou ser entregue ao ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara".

Em tempo

A ideia do PT de trazer o UB para a base aliada é evitar que o PL, dono da maior bancada na Câmara, comande a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por onde passam todos os projetos da Casa.

Em tempo II

O UB conta com 59 deputados federais e é considerado "fiel da balança" no novo Governo. Atualmente, a base aliada conta com 200 parlamentares, dos 513 no total. Caso o União Brasil comece a fazer parte, será possível isolar o PL em um bloco separado (com 99 deputados).

Em tempo III

Além do BNB, o UB quer os comandos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Superintendência de Seguros Privados (Susepe), Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Juntando tudo, o orçamento desses órgãos superam R$ 2,9 bilhões em 2023.

LINKS PATROCINADOS