Especialista alerta para importância do planejamento tributário
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Especialista alerta para importância do planejamento tributário

Empresas começam a planejar pagamentos de tributo para 2023

30/11/2022 15:10

Com a chegada do fim do ano, a classe empresarial inicia os preparativos para o cumrimento do regime tributário do ano seguinte. De acordo com estudos aplicados na área corporativa, cerca de 34% dos lucros obtidos pelas empresas brasileiras é direcionado ao pagamento de tributos.

No Brasil, três regimes tributários classificam as empresas. O Simples Nacional, Lucro Presumido e o Lucro Real. "O que é bem interessante é que a maioria das empresas optam pelo Simples Nacional, sendo que em muitos casos é o regime tributário mais oneroso e mais fiscalizado por malhas eletrônicas", destaca Jefferson Lopes, contador e sócio- administrador de uma firma de contabilidade.

O que deve ser observado além dos próprios regimes é que dentro deles existem inúmeras possibilidades de adquirir benefícios fiscais como: reduções de base de cálculo dos tributos, postergação do pagamento dos impostos, isenções ou alíquota zero por determinado período dos tributos, inclusive reinvestimento de impostos.

Quem não faz planejamento tributário está suscetível a diversos riscos. "Acaba gerando perdas e deixa de ser competitivo com os concorrentes", pontua.

Como fazer o planejamento

Para fazer o planejamento assertivo, o primeiro passo é mapear junto com o contador e um advogado tributarista todas as operações da empresa, para que sejam detectadas todas as possíveis oportunidades tributárias.

Nessa primeira etapa, deve ser analisados os seguintes itens: tributação de cada item e serviço da empresa e apreciar as contas para saber quais os resultados, sejam eles positivos ou negativos.

"É comum encontrarmos uma empresa que deveria estar no Lucro Real, mas se encontra em outro regime pagando impostos a mais ", ressalta o especialista.

Outra importante medida é executar um diagnóstico das operações já realizadas para que se averigue os riscos das operações que a empresa está executando.

"É necessário verificar se a empresa já pagou ou está pagando imposto indevido. Parece estranho, mas segundo pesquisa do IBGE 95% das ME e EPP pagam impostos de forma indevida. Isso gera uma grande possibilidade de ter impostos a restituir”, conclui o contador.

LINKS PATROCINADOS