Ceará está entre os 12 estados que apresentaram aumento no número de casos da Covid-19
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Ceará está entre os 12 estados que apresentaram aumento no número de casos da Covid-19

Núemros acendem alerta para especialistas da saúde

14/11/2022 9:48

O número de casos relacionados à Covid-19 voltou a crescer e acender alerta para autoridades da saúde. O Ceará está entre os 12 estados brasileiros que registraram aumento de notificações da doença, após longo período de baixos números de notificação. O levantamento foi realizado pelo jornal Globo com dados das secretarias estaduais de saúde de todo o território nacional.

A alta nos números da Covid ocorre em meio ao surgimento de uma nova sbavariante da ômicron, a BQ.1. Que tem maior potencial de contaminação. Em algumas unidades da federação os diagnósticos já se reletem no aumento da procura por atendimento médico ambulatorial e hospitalizações.

Para o infectologista Keny Colares, já existem indícios de que estamos vivendo o início de uma nova onda da Covid-19.

“Existem algumas evidências que a gente está no início de uma nova da Covid, aqui no Ceará. A gente já vinha observando desde outubro o aumento do número de casos em alguns países da Europa e da Ásia. E circulação de uma subvariante da variante ômicron.” afirma o profissional.

Para Colares, a expectativa é que o Brasil enfrente uma onda menor do que foi visto em outras ocasiões.

"A nossa expectativa é que a gente tenha uma onda menor do que a nós tivemos no meio do ano. Em julho a gente teve uma onda intermediária. A gente imagina que vai ser alguma coisa igual ou menor do que essa onda porque a gente tem uma proporção de pessoas na nossa população que foram vacinadas ou tiveram a doença." - pontua.

Apesar disso, o pesquisador alerta para os riscos que a doença apresenta para determinada parcela da população.

"De qualquer forma existe preocupação porque a gente sabe que algumas pessoas são muito vulneráveis e algumas pessoas não se vacinaram, apesar de tudo isso optaram por não se vacinar. A gente tem uma parte da população com a vacinação incompleta. A gente sabe existe sempre as pessoas muito doentes com problemas no sistema imunológico né."

LINKS PATROCINADOS