Centro Cultural promove seminário com educadores de Museus de Fortaleza
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Centro Cultural promove seminário com educadores de Museus de Fortaleza

Atividade faz parte da programação da 20ª Semana Nacional dos Museus

Pessoas em seminário. [Foto: Reprodução / Freepik]

27/05/2022 13:53

Propondo discutir o caráter educativo dos museus para contemporaneidade, o Centro Cultural Fetrans promove no dia 30 de maio, a partir das 9h, um seminário com educadores de diversas instituições museais de Fortaleza, no auditório da Federação dos Transportes (Fetrans), como parte da programação da 20ª Semana Nacional dos Museus, que acontece a partir de 16 de maio, em todo o País. O evento é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno do tema.

Nesta edição, a reflexão será acerca do “Poder dos Museus” e da capacidade dessas instituições se reinventarem em momentos de crise e ao longo dos tempos históricos, além do seu potencial de auxiliar as sociedades a se reconhecerem e transformarem as suas realidades, facilitarem o acesso à cultura e favorecerem a prática da cidadania.

Nesse contexto, o Centro Cultural Fetrans propõe para o evento o debate acerca da importância da figura do educador dentro dos museus, tendo em vista que ele é o responsável por buscar estabelecer vínculos entre a população e os bens museais, principalmente durante o período da pandemia, que exigiu um esforço de resistência e transformação por parte do setor e dos profissionais envolvidos, visando mitigar os impactos sem precedentes em sua dinâmica e a interação com os seus públicos.

Com o tema “O poder dos núcleos educativos nas instituições museológicas de Fortaleza”, o encontro também terá como objetivo auxiliar no fortalecimento das ações promovidas pelo setor museal local, apresentar as metodologias e didáticas aplicadas por cada instituição e debater os princípios da preservação, da promoção e do acesso aos patrimônios museológicos.

Devem participar do evento diversos representantes das principais instituições museais da cidade. São elas: Museu do Ceará, Instituto do Ceará, Ecomuseu Natural do Mangue, Museu de Arte Contemporânea da UFC (Mauc),  Museu da Cultura Cearense, Museu da Indústria,  e Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Malce).

LINKS PATROCINADOS