Fifa anuncia que Rússia não poderá participar da Copa do Mundo de 2022 - CN7

Fifa anuncia que Rússia não poderá participar da Copa do Mundo de 2022

Medidas são consequências da invasão russa ao território ucraniano

Fifa anuncia que Rússia não poderá participar da Copa do Mundo de 2022

(Foto: divulgação /Federação Russa de Futebol)

28/02/2022 17:16

A seleção da Rússia e todos os clubes de futebol do país estão proibidos de participarem de qualquer competição organizada pela Fifa e Uefa. Dessa forma, os russos não poderão participar das Eliminatórias para o Mundial do Catar e, consequentemente, da própria Copa do Mundo. Além de algumas das principais competições de clubes do mundo como a Champions League, Europa League e Europa Conference League. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (28).

A punição é por tempo indeterminado e vale para o esporte no campo, na praia ou no salão, seja masculino ou feminino.

A decisão foi tomada em conjunto pela Fifa e pela Uefa e foi motivada pela ofensiva militar da Rússia sobre a Ucrânia. Em nota, os órgãos lembram que “o futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”.

Confira o post:

https://twitter.com/fifamedia/status/1498350703395364867?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1498350703395364867%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fesportes%2Fnoticia%2F2022-02%2Ffifa-impede-participacao-da-russia-na-copa-do-mundo

Pacote de sanções

O anuncio é feito um dia após a entidade máxima do futebol apresentar um pacote de sanções à seleção da Rússia.

No domingo (27), em decisão tomada por unanimidade pelo seu Bureau do Conselho, a Fifa afirmou que: “Nenhuma competição internacional será disputada no território da Rússia, com partidas 'em casa' sendo disputadas em território neutro e sem espectadores; A associação membro que representa a Rússia deve participar de qualquer competição sob o nome 'União de Futebol da Rússia (RFU)' e não 'Rússia'; Nenhuma bandeira ou hino da Rússia será usado em partidas em que equipes da União de Futebol da Rússia participem”.

Com informações da Agência Brasil.

Publicidade
Publicidade

LINKS PATROCINADOS