Presidente do Conselho de Administração do BNB desafia Bolsonaro e deixa ONG petista no banco

Presidente da República garante que a instituição fará nova licitação

Saumíneo Nascimento

27/09/21 9:29

O presidente do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Saumíneo Nascimento, desafia o presidente da República, Jair Bolsonaro, e não quer pautar em reunião a ação da ONG do PT, INEC, que gere o microcrédito da instituição há 20 anos sem licitação. Bolsonaro já sabe que a manutenção do contrato conta com a “proteção” do presidente da instituição financeira, Romildo Rolim, e dos diretores Haroldo Serra e Hailton Fortes.

A Controladoria Geral da União (CGU) deve investigar por que a INEC, após as denúncias do CN7, que faturava R$ 583 milhões, por ano, vai passar a embolsar “apenas” R$ 200 milhões. Romildo Rolim, repentinamente, resolveu fazer uma economia para colocar panos quentes no caso.

Em tempo

O presidente Jair Bolsonaro foi contatado pelo CN7, através do deputado estadual André Fernandes, para emitir um comentário sobre a recusa do BNB de fazer licitação para manter uma ONG presidida pelo PT. Bolsonaro disse que é um absurdo e que o BNB fará a licitação. Isso após confirmar a veracidade dos fatos.

Em tempo II

O CN7 procurou Saumíneo Nascimento, mas não obteve resposta com relação a alguns questionamentos.

Confira 

1 – O Conselho do banco aprovou a realização de licitação em 09 de agosto para que houvesse licitação via processo de credenciamento, amplo, público e com governança. O Sr. voltou atrás na decisão?

2 – Por que essa licitação não foi feita depois de tanto tempo, principalmente porque o contrato com o INEC se vence em 31/12/2021?

3 – A diretoria do banco está segurando a licitação determinada pelo Conselho para fazer uma contratação emergencial com o INEC sem licitação ?

4 – O Conselho de Administração aprovará o contrato com o INEC com a dispensa de licitação, mesmo sabendo que não foi feita apesar da ordem autorizada pelo conselho?

5 – O presidente Jair Bolsonaro foi contatado pelo CN7, através do deputado estadual André Fernandes, para emitir um comentário sobre a recusa do BNB de fazer licitação para manter uma ONG presidida pelo PT. Bolsonaro disse que é um absurdo é que o BNB fará a licitação. Isso após confirmar a veracidade dos fatos. O que o Sr. tem a falar sobre a posição do presidente Bolsonaro?

LINKS PATROCINADOS