Eleição da Federação Cearense de Futebol ocorre de forma ilegal
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Eleição da Federação Cearense de Futebol ocorre de forma ilegal

Mauro Carmélio está no cargo há 12 anos e busca se manter no poder

Mauro Carmélio é o atual presidente da FCF. (Foto: Pedro Chaves/Federação Cearense de Futebol)

19/07/2021 18:58

A eleição que vai definir o nome do novo presidente, vice-presidente e conselho fiscal da Federação Cearense de Futebol (FCF) que, à princípio, está marcado para esta terça-feira (20) pode ser cancelado. O pleito, organizado pelo atual mandatário da entidade, Mauro Carmélio, está sendo realizado de forma ilegal. O processo eleitoral está em desacordo com alguns parágrafos do artigo 22 da Lei Pelé.

O artigo 22 da Lei Pelé dita as regras que todo processo eleitoral das entidades desportivas devem ter. Porém, três parágrafos do artigo estão sendo descumpridos pela FCF na organização do pleito: o III, que diz que o processo eleitoral deve ser publicado em um órgão da imprensa de grande circulação por, pelo menos, três vezes; o parágrafo IV, que garante o direito da realização de eleições híbridas; e o parágrafo VI, que determina a constituição de uma comissão sem a participação de membros da diretoria da entidade desportiva.

As eleições da Federação Cearense de Futebol não foram publicadas em qualquer órgão de imprensa, assim como determina a Lei Pelé. Além disso, a escolha só poderá ser realizada de forma presencial, na sede da entidade, às 10 horas. Por fim, a organização do pleito está sendo conduzido pelo diretor jurídico da FCF.

Atualmente, há apenas uma chapa concorrendo a presidência da FCF, denominada "Para continuar crescendo", que é encabeçada pelo atual mandatário da entidade, Mauro Carmélio. O gestor da FCF, por sinal, está no cargo há 12 anos e busca se perpetuar no poder. Ele foi eleito pela primeira vez em 2009. Em seguida, venceu outras duas eleições, realizadas em 2013 e 2017. O atual mandato de Mauro Carmélio é válido até o dia 15 de dezembro e a nova gestão deve assumir oficialmente no dia 16 e seguir no cargo até 2025.

LINKS PATROCINADOS