Governo do Ceará fecha acordo para implantação de usina de hidrogênio verde
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Governo do Ceará fecha acordo para implantação de usina de hidrogênio verde

A expectativa é que o empreendimento gere 3.300 empregos até 2025

FOTOS: CARLOS GIBAJA/ GOV. DO CEARA

07/07/2021 17:24

O governador Camilo Santana (PT) assinou nesta quarta-feira (7) um memorando de entendimento para a implantação de um novo polo de hidrogênio no Ceará. A usina de hidrogênio verde será instalada no complexo do Porto do Pecém, com investimento de 6 bilhões de dólares. A expectativa é que o empreendimento gere 3.300 empregos até 2025, quando a usina estiver funcionando oficialmente.

"Espero que possamos acelerar a consolidação desse projeto e é uma honra receber esse projeto no Ceará. Estamos dando um passo para o futuro do planeta. Esse projeto vai marcar o futuro de muitas gerações de cearenses", celebrou Camilo Santana. A empresa deverá investir 3,5 bilhões de dólares na usina de hidrogênio verde que será instalada no complexo do Porto do Pecém. O restante do valor, 2,5 bilhões de dólares, devem vir de outros investimentos relacionados à geração de energia. Em contrapartida, a usina deverá contar com um plano de incentivos fiscais até o ano de 2050.

A assinatura aconteceu em reunião virtual realizada no Palácio da Abolição. Participaram da reunião, a vice-governadora, Izolda Cela; o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior; a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba e o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante.

A empresa

A Fortescue Metals Group Ltd é líder global na indústria de minério de ferro, reconhecida por sua cultura, inovação e desenvolvimento líder da indústria de infraestrutura de classe mundial e ativos de mineração em Pilbara, Austrália Ocidental.

Como um grande consumidor de energia, o grupo está comprometido com uma meta de emissões zero de carbono líder até 2030. Para alcançar isto, estão investindo em iniciativas práticas, como o desenvolvimento de energia eólica e solar, além de gás e projetos híbridos de armazenamento de bateria para deslocar a geração térmica atual. Também estão investindo no desenvolvimento e aperfeiçoamento da eletrólise para a produção do hidrogênio verde, no transporte marítimo deste vetor energético bem como na mobilidade de veículos elétricos a bateria e hidrogênio.

LINKS PATROCINADOS