Domingos Neto nega Orçamento Secreto e garante que trabalha pelo Ceará
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Domingos Neto nega Orçamento Secreto e garante que trabalha pelo Ceará

Conseguiu equipamentos para 30 municípios, mas queria ter beneficiado os 184

Domingos Neto

17/06/2021 9:43

O deputado federal Domingos Neto (PSD-CE) foi entrevistado, nesta quinta-feira (17), no programa de rádio Ceará News, transmitido pela rede Plus FM. Ele, relator do orçamento federal de 2020, garantiu que nunca existiu o que a imprensa chamou de Orçamento Secreto.

"Os orçamentos são públicos e, no ano de 2019, o Congresso Nacional aprovou a emenda constitucional que tornou o orçamento impositivo. E a lei de diretrizes orçamentárias criou, nas emendas de relator, um marcador, o RP9, para dar mais transparência às emendas de relator, que é algo que já existia há muito tempo", explicou.

O deputado disse que como relator, e pela missão que tem como representante do Ceará, trabalhou para garantir ao Estado mais de R$ 20 milhões em emendas impositivas, usadas para beneficiar a população dos municípios.

Segundo Domingos Neto, os recursos foram usados para:

  • obras em BRs
  • obras de infraestrutura importantes, como os viadutos que estavam parados em Tianguá, em Horizonte; a travessia de Frios e Umirim
  • Cinturão das Águas no Ceará
  • Metrô de Fortaleza
  • obras estruturantes nas áreas de Saúde, Educação

Em tempo

"É importante que esses recursos possam chegar ao município, porque é lá que vivem as pessoas. Os municípios têm passado por momentos dificílimos, sobretudo na pandemia -- precisam do apoio do Governo Federal", defendeu o deputado.

Ouça entrevista na íntegra

Em tempo II

Sobre matéria que foi publicada no jornal O Estado de São Paulo, alegando que o deputado enviou trator para Tauá e outras municípios, Domingos Neto acredita que tem muito a ver com preconceito, por ser do Ceará e ter tido um papel tão importante. Se fosse um parlamentar do Sul ou Sudeste, certamente, garante ele, não teria havido nem matéria.

Ele enfatizou que esses veículos tratados por tratores -- mas que na verdade são retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras e pás-carregadeiras -- são importantes para que os municípios possam fazer obras que impactam positivamente a vida das pessoas.

Domingos informou que muitas prefeituras não têm essas máquinas e precisam alugar, gastando muito dinheiro, o que poderia ser investido no bem-estar da população.

Em tempo III

O deputado lamentou apenas que só tenha conseguido atender 30 municípios, que a vontade dele era de beneficiar as 184 cidades do Ceará.

LINKS PATROCINADOS