Polícia Militar apreende 10 armas de fogo em um dia na capital cearense
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Polícia Militar apreende 10 armas de fogo em um dia na capital cearense

As ações aconteceram em três bairros diferentes e duas pessoas foram presas

(Foto: divulgação)

17/03/2021 17:50

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu nesta terça-feira (16) dez armas de fogo de fabricação artesanal, em Fortaleza. Os bairros onde aconteceram as operações foram o Mondubim, Canindezinho e Quintino Cunha. Dois suspeitos foram presos: Gilmara Martins de Souza, 32 anos, e Francisco Washington Rodrigues de Souza Almeida, que tem 19 anos.

Mondubim

A primeira ação ocorreu no bairro Mondubim. Policiais militares apreenderam quatro espingardas calibre 12 que estavam dentro de uma residência. Quando chegou ao local, a composição se deparou com um suspeito que empreendeu fuga ao perceber a chegada da equipe. Na mesma propriedade, os agentes se depararam com Gilmara Martins, que foi presa em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Ela foi levada para o 13º Distrito Policial (DP).

Os policiais encontraram no local uma espingarda artesanal debaixo de um colchão e mais três escondidas atrás de uma caixa d’água, além de duas balanças de precisão e dez munições calibre 12, que estavam em cômodos distintos da casa.

Canindezinho

Em ação do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), foram econtradas no bairro Canindezinho duas armas artesanais. Na oportunidade, Francisco Rodrigues foi preso.

Quintino Cunha

Agentes da 1ª Companhia do 18º Batalhão da Polícia Militar escutaram, durante patrulhamento, um barulho semelhante ao de um estampido de disparo de arma de fogo. Diante das suspeitas, foi realizada uma ação pelas vielas da Comunidade da Malvina. No momento em que entraram na Travessa Ana, os policiais se depararam com indivíduos em atitude suspeita, que se evadiram com a aproximação dos agentes.

A casa em que os suspeitos se encontravam estava com as portas abertas e sem ninguém dentro. Foi então que os agentes entraram e encontraram quatro espingardas calibre 12, todas artesanais, além de munições, e também de documentos de identificação pessoal. Todo o material foi recolhido e levado ao 10º Distrito Policial.

Aumento nas apreensões

Segundo informações da Polícia Militar, o Estado contabiliza um aumento de 33% nas apreensões de armas de fogo, em comparação ao ano de 2020. A soma das apreensões nos meses de janeiro e fevereiro foi de 972 e a médias é de quase 17 armas de fogo retiradas de circulação diariamente pelas forças de segurança em todo o Estado.

O coronel comandante geral da Polícia Militar, Márcio de Oliveira, acredita que o trabalho ostensivo está sendo fundamental para o aumento no número de apreensões de armas de fogo, principalmente artesanais. "A Polícia Militar vem desempenhando uma série de ações em todas as áreas do Estado com o objetivo de combater o porte, a posse e o tráfico de armas, principalmente por meio de ações de inteligência quando por várias vezes foi verificada a existência de armas artesanais, como espingardas e submetralhadoras. Diversas apreensões têm sido realizadas, principalmente ligadas a pessoas de grupos criminosos, que utilizam dessas armas para homicídios e roubos. Esses levantamentos que são realizados pelas equipes de inteligência da PM têm subsidiado as equipes de campo, do policiamento ostensivo e das tropas especializadas para que o maior número de armas possível seja retirado de circulação", disse.

LINKS PATROCINADOS