Tasso Jereissati insiste em urgência na instalação da CPI da Covid-19
O parlamentar voltou a criticar as aglomerações causadas pelo presidente da República

Tasso Jereissati
02/03/2021 18:28
O senador Tasso Jereissati (PSDB) voltou a defender a urgência da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que visa investigar a condução de autoridades públicas no combate à pandemia.
Em sessão virtual realizada nesta terça-feira (2), o parlamentar voltou a criticar as aglomerações causadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). "O seus asseclas riam ao mandar o povo ir para a rua. Só há esta maneira de dar um freio a esta irresponsabilidade", defendeu. Para Tasso Jereissati, o Senado tem a responsabilidade histórica de ser contrapeso em relação ao Governo Federal. "Não quero prender e nem criminalizar ninguém", disse.
Tasso ainda criticou as ações do governo que, segundo ele, não são efetivas ao combate da pandemia da Covid-19. "Já que não são efetivas, que, pelo menos, não sejam negativas", disse. O parlamentar ainda afirmou que somente a CPI é capaz de dar responsabilidade jurídica, civis e criminais. "A CPI tem essa força", completou.
As investigações
A CPI da Covid busca investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia. Entre as investigações, está o fechamento do Hospital de campanha no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.
Até o momento, 30 parlamentares assinaram o requerimento à favor da CPI. Vale lembrar que o mínimo de assinaturas exigidas para que a proposta seja levada à Mesa são 27 assinaturas.
Assista ao vídeo: