Deputado do PSDB afirma que caravana de Lula deveria servir para pedir desculpas

19/08/17 8:29

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou na ultima quinta-feira (17) sua caravana pelo Nordeste, em uma aberta intensificação de pré-campanha eleitoral de 2018. A movimentação do ex-presidente repercutiu negativamente na oposição.

Para deputados do PSDB, além de realizar campanha fora do tempo, o petista se esquiva de dar explicações ao povo nordestino sobre o legado de corrupção e obras inacabadas que, junto com sua sucessora, deixou para a região e para o Brasil como um todo.

“Sou a favor do direito do ex-presidente e de qualquer outra pessoa de ir e vir. Mas ele podia aproveitar para explicar ao povo por que sob o comando dele e de Dilma quebraram o país. Ele devia se deter a isso”, afirmou o deputado Guilherme Coelho (PE) nesta sexta-feira (18). “O presidente devia percorrer o Brasil para pedir desculpas pelo que ele fez tanto no que diz respeito à corrupção quanto na economia”, reforçou.

O parlamentar afirmou que até mesmo a adesão ao movimento comandado por Lula no Nordeste começou com a presença de poucos militantes. Isso acontece, segundo ele, porque as pessoas já estão cientes dos desmandos cometidos pelo petista. “O que Lula e Dilma tiveram nas últimas eleições foi um olhar positivo da classe média, mas hoje esse segmento está ciente dos desmandos e ele sequer tem mais o eleitorado de antes. Sou do semiárido e tenho visto isso. A cada dia, as pessoas do Nordeste estão vendo o mal que ele fez”, completou.

Além das irregularidades já constatadas, como os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex, pelos quais Lula foi condenado, o deputado afirma que ele deveria explicar aos nordestinos por que as grandes obras anunciadas por ele nunca foram concluídas.

Para Betinho Gomes (PE), o constrangimento envolvendo a caravana do ex-presidente é algo “natural”, já que o PT e o próprio Lula devem muitas explicações à sociedade. “Ele foi condenado. A Justiça deverá confirmar essa condenação e, obviamente, isso gera reações. Os cidadãos brasileiros e algumas lideranças se constrangem naturalmente de homenagear alguém condenado por crimes cometidos durante a Presidência e vão cobrar respostas”, afirmou.

Na avaliação de Betinho, a agenda de viagens de Lula pelo Nordeste tem o objetivo de tentar desviar a atenção da população do debate central e esconder as mazelas que envolvem o ex-presidente e seu partido.

“Mais uma vez, o PT tenta criar uma cortina de fumaça para dizer que está tudo bem, que tem o mesmo prestígio de antes. Mas antes de fazer esse tipo de movimento político, antecipar uma campanha eleitoral, era preciso fazer esclarecimentos mais firmes à sociedade, pedir desculpas à população. Em vez de agir como se nada tivesse acontecido, ele deveria explicar por que quebraram e levaram o país a uma situação de desemprego que atinge quase 14 milhões de trabalhadores”, criticou.

LINKS PATROCINADOS