Rodrigo Pacheco derrota Simone Tebet e é eleito novo presidente do Senado
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Rodrigo Pacheco derrota Simone Tebet e é eleito novo presidente do Senado

Ele derrotou a senadora Simone Tebet (MDB) com o placar de 57 votos contra 21

(Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

01/02/2021 19:09

O senador Rodrigo Pacheco (DEM) foi eleito na noite desta segunda-feira (1) novo presidente do Senado pelos próximos dois anos. Ele derrotou a senadora Simone Tebet (MDB) com o placar de 57 votos contra 21. O senador vai substituir Davi Alcolumbre (DEM) no comando do Congresso Nacional.

Rodrigo Pacheco foi o escolhido por Davi Alcolumbre para sucedê-lo e contava com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No Senado, ele possuía o apoio de 10 partidos: DEM, PSD, Pros, Republicanos, PSC, PT, PL, Progressistas, PDT e Rede.

No Ceará, Rodrigo Pacheco contou com o apoio do senador Cid Gomes (PDT). Os outros dois senadores cearenses, Tasso Jereissati (PSDB) e Eduardo Girão (Podemos), por outro lado, apoiaram a candidatura de Simone Tebet.

Leia mais: Candidatura de Rodrigo Pacheco no Senado pode perder apoio de Cid

Apenas três senadores não participaram da votação, foram eles: Jaques Wagner (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB) por questões médicas; e Chico Rodrigues (DEM) que está afastado do cargo.

Desistências de última hora

Mais cedo, os senadores Jorge Kajuru (Cidadania), Major Olímpio (PSL) e Lasier Martins (Podemos) anunciaram a retirada de suas candidaturas para apoiar Simone Tebet.

Perfil do novo presidente do Senado

Rodrigo Pacheco tem 44 anos e nasceu em Porto Velho, capital do Estado de Rondônia. Porém, ele foi criado na cidade de Passos, interior de Minas Gerais. Advogado por formação, chegou a ser conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em 2014, foi eleito deputado federal pelo MDB. Na Câmara, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em 2018, foi eleito senador pelo DEM.

LINKS PATROCINADOS