Fortaleza tem 27 pontos impróprios para banho neste final de semana
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Fortaleza tem 27 pontos impróprios para banho neste final de semana

O número representa 84% da faixa litorânea

(Foto: ASCOM Semace)

30/01/2021 9:30

A praia é sempre um dos pontos mais frequentados em Fortaleza no final de semana. Porém, para quem pretende tomar um banho de mar neste sábado (30) ou domingo (31), fique atento! Há 27 pontos impróprios para banhos na cidade, segundo o Boletim de Balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace). O número representa 84% da faixa litorânea que tem, ao todo, 32 pontos disponíveis.

Leste

No litoral leste de Fortaleza, apenas o posto 6, que fica entre os Postos dos Bombeiros 03 e 04, o posto 8, localizado entre e os Postos dos Bombeiros 01 e 02 e o posto 9 que fica entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 01 estão próprios para os banhistas. Os outros nove pontos estão impróprios.

Centro

Na faixa central do litoral, em Fortaleza, apenas o posto 18, que fica entre o Espigão da Rui Barbosa até a rua José Vilar e o Espigão, e o posto 20, localizado entre o Aquário até o Espigão da rua João Cordeiro, estão próprios para receber os banhistas. Os demais encontram-se impróprios.

Oeste

No litoral oeste, o posto 31 que fica na Barra do Ceará não obteve resultado conclusivo, enquanto os demais estão impróprios para tomar banho.

Critérios

A Semace explica que os critérios utilizados para definir se um determinado local está impróprio, ou não, para banho são:

Próprio: Quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver
no máximo 100 Enterococos por 100 mL da amostra.

Impróprio: Quando não atendidos os critérios estabelecidos para águas próprias, quando o valor obtido na última amostragem for superior a 400
Enterococos por 100 mL da amostra, ou quando existirem ocorrências que possam ocasionar risco à saúde do banhista, tais como, presença de resíduos sólidos ou animais no entorno da área de banho.

Fique atento!

O órgão também alerta para que os banhistas evitem tomar banho de mar após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, nesse episódio as chuvas contribuem para a deterioração da qualidade das águas das praias carreando uma grande quantidade de esgotos, lixo e outros detritos através de galerias de águas pluviais, córregos e canais de drenagem.

LINKS PATROCINADOS