Sesa atualiza Plano de Contingência para Enfrentamento à Covid-19
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Sesa atualiza Plano de Contingência para Enfrentamento à Covid-19

Fique por dentro de como serão as etapas para vacinação

09/12/2020 16:28

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou nesta quarta-feira (9) a atualização do Plano de Contingência Estadual de Enfrentamento à Covid-19.

Além de apresentar recomendações voltadas à organização dos serviços nas unidades da rede estadual, o documento traz informações e orientações para profissionais de saúde no que diz respeito às medidas de prevenção e controle da doença. Confira o arquivo aqui.

O Plano elaborado pela Sesa estabelece as ações que deverão ser executadas para o combate à pandemia. O trabalho deve ser realizado de forma integrada pelos setores da vigilância epidemiológica, imunização, vigilância sanitária, vigilância laboratorial, Atenção Primária à Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O documento prevê ainda, capacitação de profissionais, aperfeiçoamento das notificações de casos e óbitos por Covid-19, além de apoio às Superintendências Regionais de Saúde (SRS) no acompanhamento das ações realizadas pelos municípios e articulação com as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) para o enfrentamento à pandemia.

Em tempo

O documento também confirma a informação que havia sido divulgada, esta semana, de forma preliminar, sobre os grupos prioritários de vacinação da Covid no Ceará. Tão logo esteja disponível, o imunizante será aplicado primeiramente em trabalhadores da saúde e pessoas com mais de 75 anos. Um total de 1.794.076 pessoas devem serão vacinados nos grupos prioritários. A meta é imunizar pelo menos 95% desse público.

A primeira fase terá trabalhadores da saúde, idosos a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena. Na segunda serão as pessoas de 60 a 74 anos.

Já a terceira fase inclui as pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (pessoas com doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras) e a quarta os professores, os integrantes das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

No Ceará serão necessárias 4.485.190 doses da vacina, considerando as duas aplicações do esquema de imunização. Na logística para a operacionalização da vacinação no Estado, o plano menciona, dentre outros, a aquisição de 147 câmaras refrigeradas de 200 e 300 litros que serão destinadas aos municípios com até 100 mil habitantes, e outros 22 refrigeradores de 400 litros que irão para cidades que têm acima de 100 mil habitantes.

LINKS PATROCINADOS