Fortaleza conta agora com 10 torres de vigilância 24 horas
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Fortaleza conta agora com 10 torres de vigilância 24 horas

O Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU) leva segurança às áreas de risco

A Torre de Segurança do Pan-Americano tornou o bairro mais seguro para seus moradores

29/09/2020 10:18

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; e o vice, Moroni Torgan, entregaram oficialmente ontem  (28) para a população da Capital cearense a décima Torre de Vigilância Comunitária do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU). O equipamento está localizado na Praça Mauá, no bairro Pan-Americano. Esta será a segunda Torre  entregue pelos gestores à população em menos de uma semana. Na quarta-feira passada (23), foi inaugurada a do Mondubim, na Avenida Godofredo Maciel.

Com 10 Torres em funcionamento, o Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU) segue avançando em Fortaleza e levado segurança para as comunidades  dos bairros que, até então, eram considerados os mais perigosos, com altos índices de violência com tráfico de drogas, roubos e homicídios.

A instalação das Torres trouxe tranqüilidade para a população e uma radical redução dos índices de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs), que são os assassinatos comuns, latrocínios (roubos seguidos de morte), feminicídios e os casos de lesão corporal seguida de óbito. Também foram duramente atacados e reduzidos os casos de roubos (assaltos), furtos, violência doméstica, crimes sexuais (estupros), tráfico de entorpecentes e os roubos e furtos de veículos.

O trabalho de prevenção e combate à violência nos bairros  Jangurussu, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará, Caça e Pesca, Canindezinho, Bonsucesso, Coaçu, Mondubim e, agora, no Pan-Americano, tem sido intensificado nos últimos meses com a expansão do número de Torres de Vigilância e Proteção Comunitária, aumento do efetivo da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), além da integração da GMF com as polícias Civil, Militar e Penal, além de outros organismos como a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e  a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Imagens e apoio

O policiamento diuturno nas áreas que compreendem o perímetro de cada Torre, é feito com  patrulhas da Guarda em viaturas e motocicletas do Grupo Tático Motorizado/GTAM, Coordenadoria de Policiamento Comunitário/Copcom e o Grupo de Operações Especiais/GOE, além de drones (patrulhamento aéreo) e o vídeo-monitoramento 24 horas através das câmeras fixadas estrategicamente  nas ruas  de cada bairro.  As blitze são diárias e sem horário prévio.

A Guarda Municipal conta também  com o apoio e a parceria  dos batalhões e  companhias do Policiamento Ostensivo Geral (POG), além das forças especiais como o Comando de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Batalhão de Policiamento Urbano e Rodoviário (BPRE), Comando de Policiamento de Meio Ambiente (CPMA) e Comando de Policiamento Especializado de Choque (CPChoque).

Veja mais imagens da Nova Torre:

Equipe da Executiva do PMPU, responsável pelo gerenciamento das Torres de Segurança

Os novos equipamentos de segurança pública estão implantados em 10 bairros da Capital
A inauguração da Torre do Pan-Americano aconteceu na tarde de ontem

LINKS PATROCINADOS