Operações conjuntas da Guarda Municipal e PM zeram homicídios em nove bairros
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Operações conjuntas da Guarda Municipal e PM zeram homicídios em nove bairros

Nos perímetros onde acontecem as operações, há um mês não ocorrem assassinatos

As operações conjuntas da Guarda Municipal de Fortaleza e a PM estão sendo intensificadas e tendo resultados positivos no combate à violência na Capital

17/09/2020 12:32

Operações conjuntas e diárias, sem horário prévio definido e sempre contando com o ”fator surpresa”, realizadas em conjunto pela Guarda Municipal  de Fortaleza (GMF) e  Polícia Militar do Ceará (PMCE),  zeraram os homicídios em nove perímetros de bairros da Capital cearense nos últimos 30 dias.  São áreas onde estão fixadas as Torres de Vigilância Comunitária do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU) e onde as forças de segurança atuam  na prevenção e combate à violência.

As nove áreas ou perímetros onde estão acontecendo as operações fazem parte dos bairros Jangurussu, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará, Caça e Pesca, Canindezinho, , Bonsucesso,  Coaçu e Pan-Americano.  As ações de prevenção ao crime são planejadas pelas secretarias de Segurança Cidadã (Sesec), da Prefeitura Municipal de Fortaleza; e da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), do governo do estado.  Efetivos da Guarda Municipal destacados nas Torres do PMPU e  dos batalhões e companhias da PM na Capital formam o contingente empregado em blitze nas ruas e avenidas, além de saturação e ocupação em zonas mais perigosas como guetos e favelas ainda ocupados por traficantes de drogas e facções.

Exemplo disso está acontecendo na Zona Oeste da Cidade, onde as patrulhas das Torres de Vigilância do PMPU nas comunidades das Goiabeiras, Vila Velha e Barra do Ceará, juntamente com efetivos do 20º Batalhão da PM (Cristo Redentor), fazem incursões em ruas, becos e vielas em abordagens sistemáticas em veículos e pedestres. O efetivo é reforçado nesses locais com equipes do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Guarda Municipal; e dos Comandos Raio e Choque da PM.

Comunidade aliada

Armas, munições, drogas, veículos roubados ou furtados são apreendidos diariamente nessas incursões que, nos fins de semana recebem o reforço de outros órgãos, como a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (GORE) da Polícia Civil;  e a Polícia Penal,  da Secretaria da Administração Penitenciária  (SAP).

De acordo com a direção da Sesec e da Guarda Municipal, a intensificação das operações tem trazido tranqüilidade para as comunidades com a redução dos casos de violência e o aumento da sensação de segurança para a população, que se tornou uma importante aliada das forças de Segurança nas comunidades, fazendo denúncias que possibilitam, por exemplo, a captura de assaltantes, traficantes de drogas e foragidos da Justiça.

Nas áreas da Barra do Ceará, Vila Velha e Goiabeiras, a ocupação de território pelas patrulhas, com o apoio de câmeras e drones, restabeleceu a ordem com o fim dos confrontos entre membros de facções e a expulsão de moradores de suas residências.

No bairro Coaçu, na região do Caça e Pesca e no Jangurussu, o trabalho intenso tem provocado constantes baixas no tráfico de drogas que desafiava as autoridades e espalhava terror aos moradores dessas três comunidades.

 No Coaçu, onde funcionava um dos mais intensos pontos de venda de drogas de Fortaleza, na Comunidade Por do Sol, às margens da rodovia CE-040, a implantação da Torre de Vigilância do PMPU afastou dali o tráfico de entorpecentes, apesar de uma resistência inicial que foi contida com várias prisões e apreensões.

LINKS PATROCINADOS