sete dias sem medo da notícia
Atenção
Ministério da Saúde confirma 1ª morte no Brasil por varíola dos macacos
Óbito foi registrado em Uberlândia, no interior de Minas Gerais
Por : Redação CN7
29/07/22 13:24

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (30) a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. O óbito foi registrado ontem em Uberlândia (MG). O paciente era um homem de 41 anos que tinha imunidade baixa e comorbidades, informou a pasta, em nota.

“O Ministério da Saúde confirma um óbito relacionado a monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, no Brasil. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 41 anos, com imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer (linfoma), que levaram ao agravamento do quadro. Ficou hospitalizado em hospital público em Belo Horizonte, sendo depois direcionado ao CTI. A causa de óbito foi choque séptico, agravada pela monkeypox”, diz o comunicado.

O boletim mais recente do Ministério da Saúde aponta que já foram contabilizados 1.066 casos país, sendo 823 deles somente no estado de São Paulo. Há também 124 diagnósticos no Rio de Janeiro; 44 em Minas Gerais; 21 no Paraná; 15 no Distrito Federal; 13 em Goiás; 5 na Bahia; 4 em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará; 3 em Pernambuco; 2 no Espírito Santo e no Rio Grande do Norte; e 1 no Acre e em Tocantins.

Desde o último fim de semana, a doença passou a ser tratada pela OMS como emergência sanitária global. No mundo, já foram confirmados mais de 18 mil casos em 78 países.

LINKS PATROCINADOS