Cine Ceará divulga filmes que serão exibidos na mostra competitiva nesta edição

Longa chileno “Uma mulher fantástica”, de Sebastián Lelio

27/06/17 16:52

O 27° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, que acontece de 5 a 11 de agosto em Fortaleza, acaba de divulgar a lista de filmes selecionados para as mostras competitivas ibero-americana de longa-metragem e brasileira de curta-metragem. Os filmes foram escolhidos dentre mais de mil inscritos, dos quais 260 longas de 17 países e 853 curtas de 25 estados do Brasil, sendo 97 do Ceará. Nesta edição participam sete longas e 14 curtas.

Dentre os destaques na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem estão dois filmes brasileiros que fazem sua première mundial no festival cearense: “Malasartes e o Duelo com a Morte”, de Paulo Morelli, superprodução da O2 Filmes com o maior número de efeitos especiais da história do cinema no País, com Jesuíta Barbosa, Isis Valverde, Julio Andrade, Leandro Hassum e Vera Holtz no elenco; e “Pedro sob a cama”, de Paulo Pons (Vingança), com Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto.

Também estão na disputa cinco longas que serão exibidos no Brasil pela primeira vez: “Santa e Andrés” (Cuba/França), de Carlos Lechuga, que venceu 11 prêmios em festivais, incluindo melhor filme, atriz (Lola Amores) e roteiro no Festival de Guadalajara, no México, e o XI Prêmio Julio Alejandro de Roteiro, no SGAE; o chileno “Uma mulher fantástica”, de Sebastián Lelio (Glória), que conquistou o Urso de Prata de roteiro e o Prêmio Teddy no Festival de Berlim; o argentino “Ninguém está olhando”, de Julia Solomonoff, vencedor do prêmio de melhor ator (Guillermo Pfening) no Festival de Tribeca, em Nova York, “O homem que cuida” (República Dominicana/Porto Rico/Brasil), de Alejandro Andújar, que participou do Festival de Roterdã, e “Últimos dias em Havana” (Cuba/Espanha), de Fernando Pérez, premiado melhor filme latino-americano no Festival de Málaga.

Dentre os curtas brasileiros, destaque para “Vênus – Filó a fadinha Lésbica”, de Sávio Leite, exibido na mostra Panorama do Festival de Berlim, na Alemanha; “Mehr Licht!”, de Mariana Kaufman e “Valentina”, de Estevão Meneguzzo, exibidos no Festival de Edimburgo, na Escócia. Cinco curtas cearenses participam da mostra: “A Balada do Sr. Watson”, de Firmino Holanda; “Caleidoscópio”, de Natal Portela; “Do Que Se Faz De Conta”, de Amanda Pontes e Michelline Helena; “Memórias do subsolo ou o homem que cavou até encontrar uma redoma”, de Felipe Camilo, e “Vando Vulgo Vedita”, de Andréia Pires e Leonardo Mouramateus.

Na competitiva de longas serão agraciados com o troféu Mucuripe os vencedores nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Concorrem ao troféu Mucuripe na competitiva de curtas os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense. Convidado do festival, o jornalista Rodrigo Fonseca assina a curadoria dos longas junto a Margarita Hernández, coordenadora geral do Cine Ceará, e Wolney Oliveira, diretor do festival. Na curadoria dos curtas estão a professora e cineasta Beatriz Furtado e o cineasta e programador de cinema Salomão Santana.

Posteriormente o Cine Ceará divulgará o resultado dos selecionados para a Mostra Olhar do Ceará, os filmes que terão exibição especial e a programação completa do festival.

Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem:

Malasartes e o Duelo com a Morte – Paulo Morelli. Ficção. 110min. Brasil. 2017 (Première Mundial)
Ninguém está olhando – Julia Solomonoff. Ficção. 102min. Argentina. 2017 (Première Brasil)
O homem que cuida – Alejandro Andújar. Ficção. 85 min. República Dominicana/Porto Rico/Brasil. 2017 (Première Brasil)
Pedro sob a cama – Paulo Pons. Ficção. 100 min. Brasil. 2017 (Première Brasil)
Santa e Andrés – Carlos Lechuga. Ficção. 105 min. Cuba/França. 2016 (Première Brasil)
Últimos dias em Havana – Fernando Pérez. Ficção. 93 min. Cuba/Espanha. 2017 (Première Brasil)
Uma mulher fantástica – Sebastián Lelio. Ficção. 100 min. Chile. 2017 (Première Brasil)

Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem:

A Balada do Sr. Watson – Firmino Holanda. Documentário. 21 min. Ceará. 2017.
Algo do que Fica – Benedito Ferreira. Ficção. 23min. Goiás. 2017.
Caleidoscópio – Natal Portela. Ficção. 18min. Ceará. 2017.
Do Que Se Faz De Conta – Amanda Pontes e Michelline Helena. Ficção. 16min. Ceará. 2016.
Festejo Muito Pessoal – Carlos Adriano. Experimental. 8 min. São Paulo. 2017.
Fogo Selvagem – Diogo Hayashi. Ficção. 18min. São Paulo. 2017.
Manual – Letícia Simões. Documentário. 07min. Rio de Janeiro. 2016.
Mehr Licht! – Mariana Kaufman. Experimental. 10min. Rio de Janeiro. 2017.
Memórias do subsolo ou o homem que cavou até encontrar uma redoma – Felipe Camilo. Documentário. 11min. Ceará. 2017.
O Estacionamento – William Biagioli. Ficção. 16 min. Paraná. 2016.
Simbiose – Júlia Morim. Documentário. 20min. Pernambuco. 2017.
Valentina – Estevão Meneguzzo. Ficção. 17min. Rio de Janeiro. 2017.
Vando Vulgo Vedita – Andréia Pires e Leonardo Mouramateus. Ficção. 08 min. Ceará. 2017.
Vênus – Filó a fadinha Lésbica – Sávio Leite. Animação. 06 min. Minas Gerais. 2017.

 

LINKS PATROCINADOS